Anterior

PRF prende homem armado que assaltou farmácia em Olho D\'água das Flores

12/09/2017

Anterior

Próxima

Prefeitura de Olivença entrega ambulâncias, veículos e equipamentos para UBSs

12/09/2017

Próxima
12/09/2017 - 13:44
Sesau certifica Santana do Ipanema por atingir meta no INVIG
Por: Marcel Vital
 Foto: Jean Souza 

Santana do Ipanema e outros nove municípios alagoanos foram agraciados com certificados que premiam aqueles que conseguiram cumprir as metas previstas pelo Incentivo Financeiro para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde (INVIG). O evento ocorreu nesta segunda-feira (11), , durante a I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde José Maria Constant, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá, em Maceió.

Entre os 10 municípios certificados com melhor desempenho no INVIG, Cajueiro e Maceió somaram 300 pontos cada. Em seguida aparecem Delmiro Gouveia e Paulo Jacinto, com 280 pontos, seguido por Penedo, com 240, Arapiraca com 220, Campo Alegre e Craíbas com 200 cada, Santana do Ipanema com 190 e Junqueiro 180 pontos.

Na ocasião, a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Cristina Rocha, destacou que, após longo processo de discussão e negociação que envolveu, especialmente, a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), o projeto trouxe na sua concepção o compromisso com a indução da melhoria contínua e progressiva das ações de vigilância em saúde. Paralelamente, os municípios tiveram que atrelar as ações de vigilância em saúde à efetiva e permanente articulação com a atenção primária.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau frisou, ainda, que o projeto foi implantado em 2015 e tem como finalidade fomentar a atuação dos municípios na vigilância em saúde, com vistas às melhorias dos indicadores. Entre os principais indicadores, destacam-se a cobertura vacinal, qualidade da água, encerramento dos casos de doenças de notificação compulsória, como zika, tétano e HIV, entre outras, que estão dentro da portaria 204, expedida pelo Ministério da Saúde (MS) em 2016.

Certificação – O secretario-adjunto do município de Craíbras, Clodoaldo Ferreira, destacou a importância da certificação do INVIG. “É uma política da qual foram observadas várias melhorias, não só na cobertura de vacina no munícípio, mas, principalmente, as ações de campo da vigilância sanitária. Acredito que esse reconhecimento é fruto da força de vontade de cada profissional, fazendo com que Craíbas se destacasse entre os dez melhores no Estado”, destacou.






Link:




Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.