O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), lançará, às 14h desta terça-feira (29), durante a 71ª edição da Expoagro, que acontece no Parque da Pecuária, no bairro Prado, em Maceió, o MIPAs (Módulo Irrigado de Produção e Aprendizagem). Por meio da irrigação e do manejo agroecológico, o novo programa tem o intuito de garantir safras prósperas aos agricultores residentes no Alto Sertão alagoano..
O MIPAs é uma estratégia metodológica de construção do conhecimento sobre os diversos temas ligados à técnica do sistema de irrigação e do manejo agroecológico de hortaliças, frutíferas e forragens.
Ao todo, 200 famílias de agricultores, em 26 comunidades rurais dos municípios Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi e Olho D’Água do Casado, serão beneficiadas pela iniciativa.
Com isso, o MIPAs vai angariar na geração de emprego e renda e na produção de alimentos sem o uso de insumos químicos. Já os produtos cultivados no âmbito do projeto terão qualidade e valor agregado de grande potencialidade no mercado de produtos orgânicos e agroecológicos.
Esse instrumento de produção e aprendizagem permite que a assessoria técnica trabalhe, junto às famílias, todos os conceitos de montagem e manejo do sistema de irrigação, manejo da fertilidade dos solos, manejo ecológico de insetos-praga e manejo dos diversos cultivos, chegando até a gestão da produção e comercialização nas feiras agroecológicas.
O projeto é resultado da parceria do Governo de Alagoas, através da Seagri, com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA (agência da Organização das Nações Unidas – ONU), Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) – instituição que tem como outorgante a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – potencial de se tornar referência no desenvolvimento rural sustentável do Alto Sertão.
Para executar o MIPAs, o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) disponibilizou o recurso de R$ 5.973.706,22. O prazo de execução do projeto é outubro de 2022.Capacitações.
Serão realizados cinco módulos de capacitação no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, no município de Piranhas, voltados para técnicos e prefeituras alagoanas, com turmas de 20 pessoas e carga horária de 40 horas.
Além disso, mais 20 cursos de capacitação voltados para os agricultores familiares, contemplados no projeto, com turmas de 20 pessoas e carga horária de 40 horas.
SERVIÇO
Lançamento do Módulo Irrigado de Produção e Aprendizagem (MIPAs)
Local: Parque da Pecuária- Maceió/AL
Horário: 14h