Palmeira dos Índios ficará mais segura com a chegada do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) do tipo II, inaugurado nesta sexta-feira (17), segundo dia do Governo Presente, pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar. Orçada em mais de R$ 8 milhões, a unidade fortalecerá o patrulhamento dentro da cidade e na divisa com Pernambuco. Somada à entrega de 30 viaturas para atender o Agreste, a região terá uma polícia regionalizada.
73 mil palmeirenses serão beneficiados com esta unidade que é cinco vezes maior que a do tipo I. A sua estrutura comporta 32 presos e tem celas para o sexo feminino, masculino e menores. Um dos serviços que vai agilizar a vida da população é a realização do Boletim de Ocorrência.
Em Alagoas, 32 cidades possuem uma unidade do CISP e comprovam a redução da violência nos municípios e locais próximos. Com esta entrega, o estado passa a contar com 33 CISPs.
Hoje, o estado desponta com destaque no cenário nacional no combate à criminalidade. “Alagoas, em 2014, era o estado mais violento do Brasil”, lembrou o governador afirmando que era uma marca muito ruim para o povo. E lembrou: “Por meio de investimentos como esse – o 33° Cisp entregue – e de outros investimentos em tecnologia, em armamentos, equipamentos de ponta, hoje, aquele estado violento é o que mais reduz violência em todo o país”.
A segurança pública vive um novo momento segundo o secretário Alfredo, que lembrou que as polícias não tinham estrutura adequada para combater o crime no estado, mas que isso mudou. “Alagoas tem três helicópteros só para a segurança pública e que chegam a qualquer cidade do estado em 25 minutos. Antes, faziam festa para receber armamento velho. Hoje, os nossos policiais têm os melhores armamentos do país”, frisou o secretário.
Só em 2021, a Segurança Pública recebeu mais de 200 novas viaturas, dentre elas, as primeiras blindadas da história de Alagoas.
O prefeito da cidade, Júlio César, agradeceu ao governador pelas entregas e disse que o CISP e as viaturas vão fortalecer a segurança como nunca.