O desembargador Klever Loireiro tomou posse como governador de Alagoas e com isso, quem passa a presidir o Tribunal de Justiça de Alagoas é o desembargador santanense José Carlos Malta Marques. A solenidade aconteceu no Museu Palácio Floriano Peixoto na tarde deste sábado (2). Klever assumiu o cargo em decorrência da renúncia do agora ex-governador Renan Filho e após a declinação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Marcelo Victor.
Em suas primeiras palavras, o desembargador santanense falou que assume a presidência do TJ com o pensamento voltado a sua terra natal, sua família e amigos.
“Quero dizer aos senhores que as minhas primeiras palavras a soar neste ambiente austero do palácio do Governo do Estado de Alagoas, palco de tantas solenidades históricas e ambiente que serviu para agasalhar a execução dos atos mais importantes na história deste Estado, que estou com meu pensamento voltado para minhas origens, humildemente o faço, lembrando de meus pais, lembrando de minha família, lembrando de meus amigos, e lembrando como sempre faço nessas ocasiões em que estive durante toda minha vida, lembrando da minha querida e inesquecível Santana do Ipanema”, disse o desembargador.
José Carlos Malta Marques enfatizou que assume Presidência do Judiciário com sua vista fincada na letra da Constituição.
“Assumo a presidência do Poder Judiciário do Estado de Alagoas com minha vista fincada na letra da Constituição que equipara os Poderes dos Estados e determina o mais sadio relacionamento entre todos, e o faço não por qualquer tipo de singularidade, mas porque é uma receita constitucional que todos nós estamos submetidos a ela, e que eu aprendi durante toda minha vida e ultimamente estive mais perto desse ambiente e vi que esse mandamento constitucional tem sido seguido a risca por vossas excelências chefes de poderes, durante os últimos anos nenhum atrito de monta aconteceu no Estado de Alagoas por força deste mandamento constitucional e é por isso que eu quero dizer e firmar o meu compromisso de manter esse mesmo ambiente”, reforçou.
O santanense fica a frente do Tribunal de Justiça por 30 dias, período em que ocorrerá a eleição indireta pela Assembleia Legislativa do Estado para definir quem comandará o Estado até o final do ano, que será realizada no dia 2 de maio, para a escolha do novo governador de Alagoas.
A solenidade contou com a presença de desembargadores, deputados estaduais, secretários de Estado, oficiais militares, demais autoridades e familiares. A solenidade de transmissão do exercício do cargo de governador contou com a presença de autoridades, familiares e amigos do novo governador.