Lançado nesta segunda-feira, o programa Oxetech Work da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), com mais de 50 estudantes inseridos no mercado de trabalho tem como foco fomentar a economia alagoana. A afirmação é do secretário da Silvio Bulhões, que participou do lançamento do programa que é executado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).
“Essa é só a primeira fase do programa e em breve novos estudantes farão parte do time. Oxetech Work é um programa que tem como foco fomentar a economia alagoana, por meio de uma integração direta entre a capacitação de alunos com vagas de trabalho no mercado tecnológico e inovador, transferindo renda, gerando empregos e qualificando a população. Esse é só o start do programa”, explica o secretário. “Em breve, novos estudantes serão inseridos, assim que as empresas abrirem mais vagas. Por isso, contamos também com o apoio das empresas de base tecnológica do Estado para que elas façam parte, junto conosco, do programa, ampliando as oportunidades”, acrescenta Bulhões.
As empresas que quiserem aderir ao programa, basta efetuar um cadastro na plataforma https://doity.com.br/oxe-tech-work. Já fazem parte do Oxetech Work as empresas e órgãos: Live Sistemas, Senai Alagoas, Gonube, Cit Tecnologia, BK Telecomunicação, BK Tecnologia, Multidoor, Sesi Alagoas, ID5, Hand Talk e I Soluções.
Para a estudante Juliana Moura, selecionada na primeira fase do programa, o Oxetech Work é uma oportunidade de adquirir novas habilidades. “Eu espero aprender muito no marketing digital e adquirir novas habilidades. É uma excelente oportunidade que o Estado está nos oferecendo e estou bem feliz em começar”, afirmou a estudante.
O programa oferece bolsas no valor de R$ 1.500,00, durante seis meses, para que os estudantes trabalhem nas empresas parceiras, podendo ser contratados, a priori, por um período de 12 meses após o término do incentivo do Governo.