TJAL e OAB/AL assinam termo de cooperação que possibilitará contratação de jovens aprendizes

Por Redação Poder Judiciário De Alagoas

20/04/2022 -

08:42h

Adolescentes acolhidos nos abrigos de Maceió poderão ser contratados pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas (OAB/AL), para atuarem como jovens aprendizes. Nesta segunda-feira (18), o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador José Carlos Malta Marques, o presidente da OAB/AL, Wagner Paes, e a juíza Fátima Pirauá, titular da 28ª Vara Cível da Capital, assinaram um termo de cooperação que abriu duas vagas de trabalho.

A parceria visa proporcionar condições dos adolescentes vivenciarem o aprendizado e a aquisição de experiências práticas no mercado de trabalho. Os jovens fazem parte do Projeto “Pavimentando Futuros” do TJAL e serão encaminhados por meio da 28ª Vara Cível da Infância e Juventude da Capital para receberem formação profissional na OAB/AL.

“Todos os passos que sejam dados na direção de apoio para a garantia de um desenvolvimento saudável para os jovens é sempre muito bom. Estou tendo um prazer muito grande nessa interinidade em poder assinar esse convênio que possibilitará uma melhoria na vida desses jovens carentes. Estou muito satisfeito e alegre, espero vivenciar outros momentos iguais a esse”, disse o presidente em exercício, José Carlos Malta.

De acordo com a magistrada Fátima Pirauá, essa medida garante autonomia aos adolescentes para que eles se tornem autossuficientes quando precisarem deixar os abrigos.

“Já tivemos jovens que ao atingirem os 18 anos foram contratados pelas empresas participantes do programa Jovem Aprendiz. Eles demonstraram capacidade para exercer a função, além de responsabilidade, interesse e crescimento, porque além do horário de trabalho, eles têm as aulas profissionalizantes. É muito gratificante saber que esses adolescentes ao entrarem na maioridade estão com suas vidas bem encaminhadas para que possam se autossustentar e serem cidadãos como a democracia exige”, comentou a juíza.

A OAB/AL deverá proporcionar condições de vivenciar o aprendizado e aquisição de experiências práticas, mediante participação em situações reais de trabalho, acompanhar o desenvolvimento das atividades e analisar os resultados, enviar relatório de atividade trimestral, entre outras.

“Muito importante o convênio firmado hoje. É uma grande oportunidade para as crianças e também para a ordem, que passa a exercitar seu caráter cidadão, de acolhimento desses jovens e que possa servir de ponte para, no futuro, tenham uma experiência profissional consolidada”, afirmou o presidente da OAB/AL.

Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL -RF