As fortes chuvas que caíram/caem em cidades do interior de Pernambuco fez o nível do Rio Ipanema subir aproximadamente 4 metros em um intervalo de 5h em Santana do Ipanema. Até o fechamento desta matéria nenhum dano foi registrado em Santana.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), foi registrado 143mm de chuva no município de Buíque, onde tem o Riacho Mulungu que desagua no Rio Ipanema. Já no município de Pedra, o registro foi de 104mm de chuva, cidade que é totalmente inserida na bacia do Rio Ipanema. Já em Iati, cidade que também está no curso do rio, o registro foi de 99mm de chuva.
Até às 22h, a água invadiu apenas uma casa em cerca de 50 cm. O imóvel (foto em destaque), que fica às margens do rio, na Rua Santa Luzia, não é ocupado.
Segundo informações obtidas pela Defesa Civil de Santana do Ipanema junto a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), com base nas observações da estação hidrológica de Santana do Ipanema, o Rio Ipanema teve um acréscimo significativo de nível de água na cidade de Santana, chegando próximo a cota de transbordamento, mas com tendência de estabilizar. Esse comportamento deverá se replicar nas próximas horas, com elevação considerável para as regiões ribeirinhas mais abaixo, dentre elas na cidade de Batalha, com tendência de estabilizar sem transbordamento.
Às 21h30min, a reportagem do Portal Sertão na Hora percorreu as comunidades ribeirinhas Rua da Praia, Santa Luizia e Ponte da Barragem em Santana e fez alguns registros.
CONFIRA O VÍDEO