A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas realizou, na quarta-feira (22), uma visita técnica às obras da segunda fase da Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL), no município de Batalha. A secretária Carla Dantas anunciou que será entregue pelo Governo do Estado uma secadora de leite, que vai beneficiar os pequenos produtores da região da Bacia Leiteira.
As obras estão 90% concluídas e a Secretaria de Agricultura já havia liberado recursos para o andamento da ampliação e reforma do local. Agora, com a entrega da secadora de leite em pó, será mais um investimento para os agricultores familiares. A fábrica vai poder produzir leite em pó, soro em pó, mistura láctea em pó, além de ter a possibilidade de produzir leite condensado.
Quando estiver em funcionamento, a capacidade de produção total será de 160 mil litros de leite diariamente, chegando a 12 toneladas de leite em pó. O leite vai ser entregue pelos pequenos produtores da Bacia Leiteira, o que vai gerar renda local.
“É muito importante ter uma fábrica como esta em funcionamento. O leite em pó dá uma validade maior ao produto, podendo chegar até um ano. Isso ajuda para que os pequenos produtores continuem produzindo e consigam comercializar da melhor forma no PAA [Programa de Aquisição de Alimentos] e no PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar], porque muitos locais não conseguem armazenar e refrigerar grandes quantidades de litros de leite”, explica a secretária de Agricultura, Carla Dantas.
A fábrica de leite em pó vai produzir sacos de 200gr, de 400g. Atualmente, a UBL já está operando com leite pasteurizado do Programa do Leite. A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) é quem faz a gestão da Unidade de Beneficiamento de Leite.
“Esta será a primeira cooperativa a ter uma secadora de leite em pó das regiões Norte e Nordeste. Hoje, nós temos em média uma produção de 50 mil litros de leite e vamos precisar aumentar. Por isso, o projeto abraça a todos, porque a UBL tem papel integrador. Vamos ter um produto com todo o padrão que o mercado exige”, ressalta o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.
A visita técnica também contou com a presença do presidente da Adeal, Otávio Tavares, a secretária Executiva de Políticas Agropecuárias e Agronegócios, Aline Melo, o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Ademilson Neris, o técnico do Sebrae Alagoas, Marcos Fontes, além das equipes técnicas da Seagri, da Adeal e da CPLA.