Os hidrômetros desempenham um papel vital para a preservação dos recursos hídricos e para o consumo consciente de água. No entanto, é comum que muitos imóveis enfrentem a situação de ter o contador do hidrômetro girando mesmo sem nenhum consumo aparente.
“Esse sinal requer atenção, pois é um forte indício de que há um vazamento visível ou oculto causando desperdício de água, o que deve ser consertado o mais rápido possível”, afirma Roberto Correa, gerente operacional da Águas do Sertão.
Os hidrômetros são dispositivos essenciais para medir o consumo de água em residências, comércios e indústrias. Além disso, sua correta utilização auxilia na identificação de desperdícios e colabora para a gestão eficiente dos recursos hídricos.
Desde março deste ano, a Águas do Sertão criou uma força-tarefa especial para a atualização destes equipamentos nos 34 municípios de Alagoas em que atua. Todos os hidrômetros instalados seguem rigorosas normas técnicas de fabricação e são avaliados e certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que recomenda a troca do aparelho a cada cinco anos, aproximadamente, em razão do tempo de vida útil. Com o tempo, os componentes internos do hidrômetro se desgastam, impactando no seu funcionamento.
Como identificar vazamentos
– Fique atento à presença de poças de água ou gotejamentos em locais inadequados.
– Observe se há um aumento repentino na conta de água, sem uma justificativa aparente.
– Verifique movimentação da água na bacia dos vasos sanitários, válvulas de descargas e caixas acopladas. Estas são uma das principais causas de pequenos vazamentos diários e que levam ao aumento de consumo mensal.
– Esteja atento a ruídos de água correndo onde não deveria haver consumo.
– Verifique a existência de manchas de umidade nas paredes, teto ou piso.
– No jardim, verifique se há um lado com grama mais verde do que outro, ou constantemente úmido.
– Faça uma leitura noturna do hidrômetro antes de dormir e outra pela manhã, sem consumo durante a noite. Caso haja alteração no valor registrado, é possível que haja um vazamento.
Ao identificar um vazamento, seja ele visível ou oculto, é fundamental agir prontamente para evitar desperdício de água e o aumento na conta de água. “Nesse caso, a orientação é fechar imediatamente o registro de água principal do imóvel para evitar maiores danos e entrar em contato com um profissional habilitado para identificar e reparar o vazamento”, explica Roberto.
Se o vazamento for na área externa do imóvel ou no próprio hidrômetro, é fundamental ainda avisar imediatamente a concessionária Águas do Sertão pelo número 0800 000 2122 (telefone ou whatsapp), ou comparecer a uma das lojas da concessionária
Você também pode monitorar o seu consumo de água. É rápido e fácil. Verifique os números da medição da última fatura e subtraia pelos números pretos que estão no contador.
Saiba mais, acessando: https://aguasdosertao.com/noticias/detalhe/aguas-do-sertao-lanca-campanha-vamosjuntos