Polícia Militar apreende armas e drogas das ruas da capital e interior

Combate ao crime resultou em prisões e apreensões em Maceió e outros cinco municípios

Por Ascom PM-AL

20/10/2023 -

11:23h

Foto: Ascom PM-AL

Cumprindo a missão de servir e proteger, a Polícia Militar de Alagoas registrou uma série de prisões e apreensões em Maceió e no interior do estado. Entre as ações executadas pelos policiais está a ação de militares do 4º Batalhão de Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (19), que apreenderam uma pistola 380 e 120 gramas de maconha. O fato ocorreu no bairro Petrópolis, terminando com uma pessoa presa.

De acordo com os militares, uma guarnição da Força Tarefa realizava patrulhamento pelo bairro quando foi informada por populares sobre a localização de três indivíduos – que dias antes teriam efetuados disparos de arma de fogo em via pública. Os envolvidos estariam reunidos novamente, desta feita na Alameda e que também estariam portando arma de fogo. No local, os militares visualizaram um indivíduo em atitude suspeita na frente de uma residência. Na abordagem e busca pessoal, foi encontrada a arma. Com a devida autorização, foi encontrada a droga após a busca no imóvel. O fato foi conduzido à Central de Flagrantes onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante por Tráfico de Drogas qualificado pelo emprego de arma de fogo.

Também em Maceió, mas nessa quarta-feira (18), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) apreendeu uma motocicleta, dois celulares e 260g de maconha no bairro Clima Bom. Durante blitz de trânsito na Rua São Paulo, no mesmo bairro, a guarnição Rotran Tática se deparou com o condutor da moto. Ele tentou executar manobras de fuga para tentar fugir da abordagem, levantando suspeita.  A equipe fez o acompanhamento e seguido de abordagem. Com o condutor estavam 260 gramas de maconha. Ele revelou que estava transportando a droga para uma entrega em Bebedouro. Autor e materiais foram encaminhados à Central de Flagrantes

Interior

No interior as ações da Polícia Militar também resultaram em prisões e apreensões. Em Santana do Ipanema, militares do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreenderam quantidades de cocaína, crack e maconha na manhã desta quinta. Em uma das incursões realizadas por equipes do Pelopes e RP, no bairro Arthur Moraes, com o apoio de cães farejadores do Canil do 3º BPM, foi localizada, em um terreno baldio, uma sacola contendo vários tipos de drogas: sete pinos de cocaína; 46 trouxinhas de cocaína; 30 pedras de crack e 30 bombinhas de maconha. O responsável pelo material ilícito não foi localizado.

Também no Sertão, a equipe do Programa Força Tarefa composta por militares da Companhia de Polícia Militar/ Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes) apreendeu: 36 gramas de maconha, sete gramas de cocaína (seis trouxinhas); quatro gramas de crack (62 pedras); R$ 40,00 em espécie e um smartphone. A ocorrência foi registrada  na noite de quarta-feira (18), na localidade conhecida como Ponto Chique 3, em Delmiro Gouveia.

A guarnição realizava patrulhamento nas proximidades da Fazenda Bela Vista quando percebeu uma movimentação estranha entre dois indivíduos. Ao se aproximarem, os suspeitos fugiram do local, sendo um deles alcançado e abordado pelos policiais. Com o suspeito, foi encontrada drogas e demais itens. O autor foi conduzido ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Batalha para realização dos procedimentos cabíveis.

Na manhã de quarta-feira (18), no Centro de São Miguel dos Campos um indivíduo do sexo masculino de 35 anos de idade foi preso pelo Pelopes da 1ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I).  Contra ele havia um mandado de prisão em aberto. Uma denúncia anônima informou aos policiais sobre a localização do foragido. Ele foi encaminhado à Polícia Civil, onde ficou preso à disposição da Justiça.

Também na manhã do mesmo dia, a 1ª CPM/I deteve um jovem de 19 anos de idade. Ele foi preso portando uma espingarda, três estojos de pólvora e frascos contendo pólvora, chumbo e espoletas, além de um aparelho celular e autuado pelos crimes de Posse irregular de arma de fogo, acessório ou munição. O flagrante ocorreu no Povoado Mineiro, em Campo Alegre.

A guarnição chegou ao indivíduo a partir de denúncias de populares indicando a localização do indivíduo que estava cometendo uma série de delitos na localidade ameaçando suas vítimas com arma branca e arma de fogo. Ele foi encontrado, confirmou os crimes e indicou a localização dos materiais ilícitos e do celular que teria subtraído de uma das vítimas.

Equipes da RP 01 e do Cisp de Campo Alegre atuaram na ocorrência.

No Agreste, o Pelopes do 3º BPM deteve um indivíduo do sexo masculino, de 40 anos de idade e com ele encontraram um revólver calibre 32 com duas munições intactas. O caso aconteceu na Rua São Jorge, no Alto do Cruzeiro em Arapiraca. A guarnição de serviço estava em patrulhamento quando foi alertada por populares. Eles denunciaram um homem que estava, possivelmente, alcoolizado e portando arma de fogo na cintura. No local, o suspeito foi avistado e tentou se desfazer de algo ao notar a presença da PM. Ele foi abordado, revistado e foi constatado que ele levava o armamento. Ele foi conduzido à Central de Polícia Civil em Arapiraca, onde foi autuado por Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.