Operação Virtude verifica mais de 70 denúncias de violência contra pessoas idosas em cinco cidades de Alagoas

Ação conjunta, coordenada no estado pela SSP, está acontecendo em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e Rio Largo

Por SSP/AL

27/10/2023 -

10:12h

A Secretaria de Estado da Segurança Pública segue promovendo as atividades preventivas e de repressão qualificadas da Operação Virtude, que visa combater a violência contra a pessoa idosa. Nesta quinta-feira (26), ocorre o dia “D” da ação nacional, que é coordenada em todo o país pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Em Alagoas, as equipes estão averiguando mais de 70 denúncias. As queixas, principalmente de maus-tratos, foram recebidas pelo Disque-denúncia, o 181, nos últimos meses e são sistematizadas pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP, que coordena os trabalhos em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e Rio Largo.

As fiscalizações consistem em verificar a veracidade das informações denunciadas de forma anônima. Em alguns pontos-alvo, quando nada de irregular é constatado, as equipes conversam com os familiares e reforçam as orientações quanto aos cuidados com os idosos e também falam do programa Pessoa Idosa Protegida, que é desempenhado no estado de forma integrada com guarnições da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e órgãos municipais de assistência social.

De acordo com o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, tenente Alex Acioli, a atuação diante de flagrantes pode resultar até em prisão. “Estamos acompanhando todas as situações e dependendo da constatação de possível crime podemos fazer o encaminhamento devido para a delegacia. Neste dia ‘D’, já encontramos situações diferentes das denunciadas, mas que também chamam a atenção, principalmente no que se refere ao ambiente em que a pessoa idosa está vivendo com os familiares. Mesmo nesses casos, como não há flagrante, damos uma advertência e já deixamos cientes de uma nova visita, que acontecerá em breve, para que tenhamos as melhorias desejáveis em prol da qualidade de vida. O que alertamos é pela dignidade da vida humana”, afirmou o oficial.

O tenente Alex também reforçou sobre a importância da denúncia. “A população é uma grande parceira nossa na identificação da violência contra a pessoa idosa, que é tão vulnerável. Que as pessoas, ao constatarem ou suspeitarem de irregularidades, entrem em contato para que toda dúvida seja sanada ou os responsáveis pela situação sejam responsabilizados”, finalizou ele.

A ação desta quinta contou com a participação de guarnições das Bases Comunitárias de Segurança do 1, 4º, 5º, 8º, 10º, 11º, 12º, 13º Batalhões e da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar. Também estão promovendo diligências equipes da Delegacia Especial dos Crimes contra Vulneráveis Yalorixá Tia Marcelina, da Polícia Civil, e do Programa Ronda no Bairro, pertencente à Secretaria de Estado da Prevenção à Violência.

A Operação Virtude acontece em todo território nacional. As atividades foram iniciadas no dia 02 de outubro com diligências e fiscalizações de denúncias oriundas não só do 181, mas do Disque 100, canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Em Alagoas, a SSP já desenvolveu diversas ações de conscientização, como palestras e panfletagens.