Grupo gestor do Programa de Aquisição de Alimentos discute metodologia de preços para agricultura familiar

Secretaria de Agricultura resgatou representantes do setor para garantir preço justo para produtores

Por Redação Agência Alagoas

05/03/2024 -

10:31h

Natália Xavier / Ascom Seades

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) reuniu, nesta segunda-feira (04), os representantes do Grupo Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos (GGPAA/AL) para discutir a metodologia de preços para a chamada pública de compra institucional da agricultura familiar para órgãos estaduais, que será realizada pelo Governo de Alagoas.

O PAA Estadual vai contemplar cerca de 70 itens da agricultura familiar. Dentre os itens, a Seagri quer valorizar os produtos que são predominantes no estado, para fortalecer as cadeias produtivas, a exemplo da mandiocultura, apicultura, fruticultura e horticultura.

“O governador Paulo Dantas vai executar, no primeiro momento, o PAA na modalidade compra institucional para a Uncisal, Polícia Militar, Gabinete Civil e Gabinete da Vice-governadoria. A ideia é ampliar no futuro próximo para órgãos que adquirem alimentos de forma indireta, o que vai aumentar muito o volume de compras de produtos da agricultura familiar alagoana. Estamos passando pelo processo de construção da chamada pública e, para isso, precisamos validar a metodologia de preço. Por isso, resgatamos o grupo gestor para garantir preço justo de aquisição e também valorização dos agricultores alagoanos”, explicou a secretária executiva da Agricultura Familiar, Renata Andrade.

Além da Seagri, as secretarias de Estado da Educação (Seduc), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Emater Alagoas, Conab e Associação dos Municípios de Alagoas também fazem parte do Grupo Gestor do PAA Estadual.

Também estiveram presentes na 1ª reunião do GGPAA/AL a secretária Kátia Born, o secretária executivo de Cooperativismo Adalberon Sá, a gerente de Acesso a Mercados da Seagri, Kellyane Pereira, o presidente da Câmara Produtiva Nacional da Mandioca, Eloizio Lopes, e representantes das instituições que fazem parte do grupo gestor.