O secretário executivo de Regulação e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Igor Montteiro, visitou o Hospital Universitário nesta quinta-feira (7), para conhecer o sistema AGHU, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O objetivo é que as experiências bem-sucedidas possam ser replicadas nas unidades hospitalares vinculadas ao Governo de Alagoas.
O sistema AGHU padroniza as práticas assistenciais e administrativas dos hospitais universitários e permite a criação de indicadores nacionais, o que facilita a criação de programas de melhorias comuns para todas as unidades federais. Desenvolvido pela Ebserh, ele foi implantado no HU em 2021.
De acordo com Igor Montteiro, a visita contribuirá para ampliar conhecimentos e trazer melhorias para a gestão das unidades vinculadas à Sesau. “Viemos conhecer o sistema desenvolvido pela Ebserh, para que possamos construir articulações e operações técnicas, visando promover, qualificar e trocar experiências e aprendizados com a Ufal [Universidade Federal de Alagoas]. Além de conhecer mais sobre informatização e novos dispositivos de tecnologia em gestão de saúde que possam qualificar, ainda mais, os serviços prestados pelo Estado”, disse.
Ainda segundo o secretário executivo, multiplicar o acesso da população a serviços de saúde de qualidade é de extrema importância. “É uma proposta do secretário Gustavo Pontes de Miranda, que consigamos entregar à
população a melhor assistência possível. Temos que ter trabalho, tecnologia, operação técnica e diálogo para desenvolver o Estado e, sobretudo, coração para cuidar de quem mais precisa”, concluiu Igor Montteiro.
Segundo o chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital do HU, Alexsandro Conceição, a Ebserh apresentou o sistema AGHU nacionalmente incentivando hospitais públicos das redes estadual e municipal a utilizarem o sistema para registro de prontuário de paciente. “O secretário demonstrou interesse em conhecer o sistema, bem como o funcionamento no HU para viabilizar a implantação nos hospitais e unidades de saúde do Estado”, destacou.
O chefe da Unidade do Sistema de Informação e Inteligência de Dados do HU, Olival Filho, explicou que o sistema AGHU funciona em todos os hospitais universitários do Brasil. “Hoje, ele está em operação em 44 unidades e realiza toda a gestão da parte hospitalar, desde a entrada do paciente até a sua alta, além do faturamento, controle de estoque, farmácia e o atendimento multiprofissional, melhorando o tráfego das informações, uma vez que, antes, boa parte era realizada manualmente”, ressaltou.
A superintendente de Acesso à Saúde da Sesau, Sayonara Gomes; o chefe de gabinete da Secretaria Executiva de Regulação e Gestão, Kelmanny Montteiro; e o gerente de Estratégia Hospitalar da pasta, Juan Fagundes, acompanhram Igor Montteiro na visita.
Também estavam presentes, a chefe do Setor de Governança e Estratégia do HU, Inez Barbosa; a chefe do Setor de Paciente Crítico, Minik Lima; e o chefe da Unidade de Infraestrutura, Suporte e Segurança de Tecnologia de Informação da unidade, Washington Ferreira.