O Programa Salva Mais Alagoas, que integra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), atendeu em um mês de funcionamento 2.698 ocorrências. Destas, 63 foram feitas por via aérea, utilizando o helicóptero e o avião do Serviço Aeromédico.
De 14 de março, data que o programa foi lançado, a 14 de abril, o Samu Alagoas atendeu 3.255 chamados, sendo 2.210 ocorrências e 1.045 orientações. Já o CBM/AL, atendeu 488 ocorrências, que representa cerca de 40% do total de ocorrências atendidas pelo órgão desde o início da ação.
O Programa Salva Mais conta com uma Central de Regulação Única, que concentra em um só local as centrais telefônicas do CBM/AL e do Samu Alagoas, evitando duplicidade de ações. Mesmo com a união, os números 192 e 193 continuam existindo e podem ser acionados pela população normalmente. “Esses dados já são o resultado do serviço desenvolvido na Central de Regulação de Urgência, ambiente que integra o CBM/AL e o Samu Alagoas. Por meio desta união, a cada dia estamos melhorando o tempo-resposta e, consequentemente, a assistência a população alagoana”, disse a coordenadora do Programa Salva Mais, Elaine Monteiro.
Para a coordenadora do Samu Maceió, Beatriz Santana, o Programa Salva Mais Alagoas é um avanço na saúde pública alagoana, porque possibilita uma melhor eficácia no atendimento. “O atendimento pré-hospitalar só ganhou com essa união entre o CBM/AL e o Samu Alagoas, com a otimização da assistência do ponto de vista físico, de recursos humanos e financeiros das unidades. O tempo-resposta dos atendimentos foi reduzido e as ocorrências estão sendo atendidas com maior agilidade e eficiência”, explicou.
De acordo com o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, a integração entre os órgãos garante o fortalecimento da assistência a população. “O Salva Mais Alagoas está garantindo uma eficácia e rapidez maior nos atendimentos de urgência, evitando que duas equipes se dirijam a mesma ocorrência. Às vezes a população não sabe a diferença na hora de ligar e agora não haverá mais este problema, pois poderá ligar para o 192 ou 193 e será encaminhada à equipe correta que o caso requer”, salientou.
Constatação
Segundo Joaquim Fernandes, o programa foi essencial para que sua vida fosse preservada. “Após um mal-estar, procurei o hospital em Delmiro Gouveia, onde fui diagnosticado com um quadro de risco cardíaco. Fui então transferido para o Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, pela equipe do Samu, que enviou uma UTI Móvel. Foi um atendimento rápido, que assegurou que eu tivesse o acompanhamento adequado nessa hora”, destacou.
O secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes de Miranda, reforçou o quanto a integração entre o CBM/AL e o Samu Alagoas é importante para dar mais agilidade e garantir o atendimento, ainda mais eficiente, aos cidadãos. “O trabalho em parceria normatiza mais um passo no Sistema Estadual de Urgência e Emergência, uma medida importante na organização estrutural e funcional para o atendimento dos alagoanos. Com isso, garantimos um tratamento mais rápido e eficaz, o que reduz os riscos de sequelas para os pacientes e, sobretudo, salvamos mais vidas”, reforçou o titular da pasta.