Roda de conversa discute sobre raça, vivências e representatividade em evento do Censo dos Servidores 2024

Secretária da Fazenda, Renata dos Santos, participou do evento que foi realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio por meio da Escola de Governo

Por Victor Xavier / Ascom Sefaz

10/06/2024 -

18:43h

Victor Xavier / Ascom Sefaz

A Secretária da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, participou, nesta segunda-feira (10), de uma roda de conversa com o tema “Raça: Vivências e Representatividade no Setor Público”. A ação faz parte do Censo dos Servidores 2024, evento realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da  Escola de Governo (Egal), para todos os servidores do Poder Executivo Estadual, e ocorreu na Egal, localizada no Centro de Maceió.

O Censo dos Servidores 2024 é uma iniciativa do Estado para analisar e criar políticas públicas de gestão de pessoas, direcionadas aos servidores, promovendo ambientes de trabalho mais inclusivos. A roda de conversa faz parte do calendário de ações que busca conscientizar sobre os temas abordados no formulário. Renata dos Santos destaca um processo que começou quando ela era secretária de Planejamento e ressalta a importância de dados para elaboração de estratégias.

“Ontem, recebi um depoimento maravilhoso no meu Instagram sobre o processo que começamos quando eu era secretária de Planejamento e que foi continuado pelos secretários Gabriel e, agora, Paula. É o processo de transversalidade da questão indígena, no qual não aumentamos um real de despesa para o estado. Nós pegamos necessidades e ofertas e focalizamos para os indígenas. Dados são importantes para desenhar políticas públicas, e os dados são escassos; estamos no processo de construí-los”, disse.

Renata também abordou sobre o preconceito. “Somos frequentemente percebidos de maneira negativa socialmente, inclusive por membros da nossa própria comunidade. Isso é uma construção social. É importante que estejamos presentes em espaços de liderança e reivindiquemos nosso lugar. Esse é o desafio constante que enfrento todos os dias”.

Além da secretária da Fazenda, estavam presentes na roda de conversa: Arabella Mendonça, secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef); Israel da Silva Oliveira, gerente de Assistência Social da Secretaria de Primeira Infância (Secria); Manuela Lourenço, superintendente de Políticas para a Igualdade Racial da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). O bate-papo foi mediado por Salete Maria dos Santos, professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir).