O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) realizou o I Simpósio de Atualização em Cicatrização de Feridas, voltado ao aprimoramento contínuo dos profissionais de saúde da instituição. O evento se destacou pela variedade de temas abordados e pela qualidade das palestras, reforçando o compromisso da unidade hospitalar com a excelência no cuidado ao paciente
O simpósio contou com uma programação abrangente, que incluiu palestras especializadas sobre diversos aspectos da gestão de feridas. Entre os temas discutidos estavam a fisiologia, classificação e processo reparador da pele, as práticas na limpeza de feridas de acordo com o consenso internacional, curativo e faturamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além das palestras, o evento incluiu ainda a apresentação da Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões do HMA. Também foi apresentado o Plano Integrado de Prevenção de Lesão por Pressão da UTI, reforçando a importância da prevenção e tratamento eficaz das lesões.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HMA, Célia Ferreira, o I Simpósio de Atualização em Cicatrização de Feridas foi voltado para os profissionais que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A iniciativa foi organizada em parceria com a Gestão de Qualidade, Comissão de Pele e Coordenação de Enfermagem do HMA.
“Como temos um quantitativo grande de profissionais na área de enfermagem, achamos por bem dividir. Para isso, primeiramente focamos em capacitar os profissionais que atuam nas UTIs e, depois, direcionar para os demais setores”, explicou Célia Ferreira.
Ela lembrou que, inicialmente, os profissionais foram treinados in loco, dentro das UTIs, sobre os impressos envolvendo todo o fluxo do paciente com feridas. “Nesse primeiro momento, com base no mapeamento feito, foram identificados pontos de melhorias nos nove impressos, envolvendo o Serviço de Pele. Então, a partir disso, orientamos os profissionais sobre o preenchimento e a importância de se fazer adequadamente o registro desses formulários”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HMA.
O treinamento aconteceu no mês de julho e início de agosto, nas quatro UTIs do hospital, capacitando mais de 90 profissionais e totalizando seis equipes treinadas. “O encerramento deste primeiro momento in loco ocorreu durante o I Simpósio de Atualização em Cicatrização de Feridas, com muitos aprendizados para os presentes”, destacou.
Andrea Tavares foi uma das palestrantes, e destacou que o evento trouxe grande contribuição sobre boas práticas na limpeza de feridas. “Hoje trouxemos, junto com os produtos, os benefícios do uso do PHMB [polihexametileno biguanida] nas soluções de limpeza, bem como, o hidrogel e o creme. A resposta da equipe de enfermagem foi muito positiva, demonstrando proatividade no uso dos produtos nas lesões e feridas,” destacou