Dia de receber o brevê do “pitbull raiado” e ser chamado de “rotanzeiro”. Este é o significado da formatura para os concluintes da 5ª edição do Curso Operacional de Rotam, o COR, da Polícia Militar de Alagoas (PM), ocorrida na manhã desta quinta-feira (24), no pátio externo da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM).
A solenidade de formatura encerrou o ciclo de um dos cursos mais exigentes da corporação. De 57 alunos matriculados inicialmente, apenas 25 conseguiram concluir com êxito as 33 disciplinas distribuídas em diversas áreas de conhecimento, como Abordagem Policial, Conduta de Patrulha, Sobrevivência e Prática de Tiro.
Coordenado pelo Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas, o Batalhão de Rotam, e iniciado no último mês de agosto, o curso contou com 73 dias de instruções realizadas praticamente em tempo integral.
Única policial militar feminina a concluir o 5º COR, a soldado Iza Vitorino, do Batalhão de Rotam, destacou que o desejo de concluir o curso lhe acompanha desde o ano passado, quando ingressou na PM no Curso de Formação de Praças 2023.
“Com o desejo de ser uma operadora da doutrina de Rotam, entreguei o máximo que consegui em cada etapa, em cada missão, e o fato de estar rodeada de policiais masculinos apenas me serviu de boa referência de garra e superação de limites. Naturalmente, algumas dificuldades existiram, mas estou aqui para provar que com força de vontade a gente consegue o que deseja”, salientou a soldado Iza.
Ex-integrante da Radiopatrulha, antiga nomenclatura da Rotam, o subcomandante da 4ª Companhia Independente, capitão Helquias Pereira, não só concluiu o curso, como foi o primeiro colocado.
“Integrar esta turma tão valorosa e diferenciada, para mim, representa uma das maiores conquistas da minha carreira, após quase vinte anos de corporação. Um destaque especial para o apoio irrestrito que recebi da minha esposa e filhas, que viveram este curso junto comigo. Sem elas eu não teria chegado até aqui”, ressaltou.
A solenidade foi coroada com uma demonstração de técnica policial dos alunos e entrega de homenagens.
CAPACITAÇÃO DE EXCELÊNCIA
Para o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, a conclusão de mais uma turma do COR demonstra a preocupação da instituição com o ensino, por meio de uma capacitação de excelência para os profissionais.
“Seguimos investindo em instruções que forjam o nosso policial para servir e proteger, possibilitando que entregue cada vez mais um melhor serviço à sociedade. Aqui, temos um grupo selecionado, qualificado e pronto. Certamente, estão preparados para as mais diversas situações que irão enfrentar nas ruas”, ressaltou o comandante.
SIMBOLOGIA
O distintivo do COR tem estampado no centro um cão da raça pitbull, simbolizando bravura, lealdade e proteção. Já o raio vermelho é o símbolo maior do patrulhamento tático, que representa força, rapidez e energia. O almejado brevê confere ao concluinte o título de “rotanzeiro” dentro da corporação.
SOBRE O CURSO
O Curso Operacional de Rotam é fundamental para a Segurança Pública, pois especializa os profissionais para atuarem por meio do patrulhamento tático motorizado no combate ao crime organizado e na diminuição dos índices de violência.
Com duração de dois meses e instruções técnicas e especializadas, os “pitbulls raiados”, como são conhecidos os concluintes, passam a ser considerados altamente capacitados no emprego policial na Segurança Pública.