Uma semana de competição, 180 atletas de 15 estado brasileiros, disputas e muitas emoções na Taça Brasil de Surf, realizada na Praia do Francês em Marechal Dedoro, com patrocínio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj). No final da competição deste domingo (27), Fabrício Bulhões, da Bahia, garantiu o título no masculino, enquanto Larissa dos Santos foi a melhor no feminino, comprovando a força dos nordestinos no cenário nacional.
O CBSurf Francês Surf Festival ofereceu dez mil pontos, e distribuiu 200 mil reais em premiação. Os campeões Larissa dos Santos e Fabrício Bulhões ganharam 20 mil reais cada. A premiação é igual para homens e mulheres.
Bulhões e Ryan Kainalo fizeram uma final digna de dois dos melhores aerialistas do Brasil, alternando-se na primeira colocação a cada manobra aérea. Fabrício vinha de uma semifinal em que fez a melhor nota de todo o evento (9,5) e o maior somatório (17,5). Ele já vinha batendo recordes a cada bateria, com exceção da segunda fase. Fabrício venceu todas as baterias que disputou, mostrando que a decisão de não encerrar precocemente sua carreira, como cogitou, foi acertada. Ryan tentou levar o título para São Paulo, mas, como confessou no pódio, seu adversário estava conseguindo fazer o que ele não conseguiu: finalizar com maestria seus voos sensacionais e levar o troféu de campeão para Ilhéus (BA).
“Vim fazer o que eu amo, fazer tudo o que eu treino. Eu falei que ia chegar aqui no Francês e só ia mandar aéreo. O resultado é de muito treino, muito trabalho, muita dedicação. Sou muito grato por isso. Grato a Deus por Ele confiar em mim, porque sem isso nada aconteceria. Antes de vir para cá, hoje de manhã, pensei: Gaspare Junior (locutor) é um cara que me acompanha desde meus 17 anos e conhece bem minha trajetória. Estou feliz, o joelho está bem. Graças a Deus, estou com uma equipe boa, pranchas boas, alimentação e sono em dia, trabalhando para que tudo aconteça aqui. Grato a todo mundo. Minha equipe, obrigadão, minha família: estamos juntos!”, disse Fabrício Bulhões a Gaspari Júnior, locutor do evento.
A final do Feminino também foi surpreendente. A excelente surfista catarinense Laura Raupp cometeu um erro grave para quem buscava o título: uma interferência de prioridade sobre Larissa, que complicou muito sua vitória, já que Larissa aproveitava suas fortes batidas na parte crítica da onda para trocar notas boas por outras ainda melhores. Faltando poucos minutos para acabar a bateria, Laura saiu chorando.
“Eu não esperava sair de Alagoas como líder da Taça Brasil. Estou muito feliz por levar esse troféu para casa. Gratidão a Deus. Não foi fácil para mim chegar até aqui. Passei por momentos muito difíceis para poder valorizar o que estou vivendo hoje. Só tenho a agradecer a Deus, à minha família, que nunca abriu mão de mim, e principalmente ao meu pai. Não vou para Torres, então minha missão está cumprida. Agora vou para casa descansar meu mental e meu físico, para que eu possa ir para a próxima etapa do Dream Tour, que agora é a última”, declarou Larissa dos Santos.
Com os resultados do CBSurf Francês Surf Festival 2024, apresentado pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, o pernambucano Luan Ferreyra e a cearense Larissa dos Santos saíram de Alagoas como líderes do circuito da Taça Brasil 10.000. Os próximos eventos do circuito serão em Torres, no Rio Grande do Sul, onde acontecerão as duas últimas etapas: a sexta etapa da Taça Brasil 5000, de 14 a 17/11, e a quarta etapa da Taça Brasil 10.000, de 18 a 24/11.
Parceria vitoriosa
O CBSurf Francês Festival 2024 contou com a disputa do Campeonato Alagoano no final de semana passado e durante os últimos sete dias, promoveu a Taça Brasil de Surf. O evento contou com patrocínio master do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj).
“O Governo de Alagoas está de braços abertos para receber grandes eventos esportivos, assim como o povo alagoano pronto para recepcionar grandes atletas, familiares e turistas. Nos últimos dias aqui, vimos muito mais do que uma competição esportiva, mas uma festa da integração, do fortalecimento do nosso turismo, da nossa economia, gastronomia, da nossa cultura e das nossas belezas culturais. Que venham as próximas edições”, afirmou a secretária de Esportes, Lydia Pollyana.
Presidente da Federação Alagoana de Surf, Tanio Barreto destacou a parceria com o Governo Paulo Dantas. “Nós fizemos a ponte, mas o Governo Paulo Dantas, a Secretária Pollyana, mostram muita inteligência em trazer esse evento para cá, num período que ainda não é de alta temporada. Posso resumir os últimos dez dias de eventos como um sucesso completo”, afirmou o dirigente que teve suas palavras reforçar em âmbito nacional.
Executivo da Confederação Brasileira de Surf, Geraldo Cavalcanti, agradeceu o “pacote completo” oferecido em Alagoas. “Aqui a gente tem um dos melhores picos do Brasil para a prática do surf. Sol, água quente e onda o tempo todo, calor humano, grande estrutura, receptividade e o apoio do Governo de Alagoas. Em breve estaremos de volta”, finalizou