A Comissão Mulheres do Agro realizou, nesta quarta-feira (30), durante a programação da 74ª Expoagro Alagoas, o 2º encontro Agro com Elas. A iniciativa reuniu mais de 1.300 mulheres rurais de Alagoas e de outros estados na Fábrica de Eventos, em Maceió, contando com a presença da secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.
A secretária destacou que Alagoas é um dos estados com maior ocupação de mulheres à frente de estabelecimentos agropecuários. De acordo com o último Censo Agropecuário (2017), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 82.692 estabelecimentos agropecuários de Alagoas, 33.565 são dirigidos por mulheres, sendo 27.462 dentro da agricultura familiar.
“O que a gente vê é uma mudança de cultura. Hoje temos a liberdade de estar aqui discutindo a agricultura e pecuária. O Governo Paulo Dantas tem investido cada vez mais na agropecuária e, de forma prioritária, nas políticas públicas para agricultoras familiares. Isso porque nós sabemos que Alagoas é feita de mulheres extraordinárias, como todas vocês que estão aqui prestigiando este evento”, ressaltou a secretária.
A presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas e do Sindicato Rural de Junqueiro, Morgana Tavares, falou sobre a importância do trabalho que vem sendo realizado pela comissão junto às produtoras rurais do estado.
“Fizemos vários encontros e missões técnicas regionais e evoluímos bastante. Iremos juntas fortalecer a mulher do campo, a mulher rural nesse setor que mais cresce no estado de Alagoas. Esse evento foi feito e planejado com muito amor e está repleto de conhecimento, repleto de experiências, de network e que possamos juntas aprimorar e desenvolver ainda mais as mulheres do campo”, declarou Morgana.
A programação do evento, realizado pela Comissão Mulheres do Agro de Alagoas em parceria com o Sebrae Alagoas e Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), contou com palestras e painéis, com destaque para a participação feminina no agronegócio e nas lideranças sindicais, inovação e tecnologias no campo.
A representante da comissão alagoana na Comissão Nacional de Mulheres do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Juliana Almeida, celebrou o compromisso de todos os que trabalham juntos para impulsionar a causa.
“É uma alegria muito grande estar aqui reunidas para celebrar o crescimento, a força e a liderança das mulheres que transformam o agronegócio do nosso estado. Este evento é muito mais que uma oportunidade de encontro e de troca de experiências. Ele representa o compromisso de várias instituições com o desenvolvimento e valorização das mulheres no campo”, afirmou Juliana, que também é diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas.
A Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas é formada pelas representantes de entidades com atuação marcante na cadeia do setor produtivo do agro. Uma das suas metas é realizar um diagnóstico no estado, com a intenção de mapear os desafios e traçar o perfil dos grupos de mulheres desse segmento da economia.