A 4ª edição do Curso de Identificação de Vítimas de Desastres em Massa (DVI), uma iniciativa conjunta da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), foi aberta nesta segunda-feira (4), em Maceió, AL. O treinamento visa enriquecer o conhecimento dos profissionais sobre o assunto, promovendo o uso eficaz dos recursos disponíveis e assegurando a aderência às normativas e leis em vigor.
O curso intensivo, com duração de 44 horas-aula e ministrado presencialmente, tem como finalidade preparar os agentes para atuar eficientemente na identificação e manejo de ocorrências de desastres em larga escala.
Quarenta profissionais das forças de segurança serão capacitados, distribuídos entre dez vagas para membros da Polícia Militar, dez para a Polícia Civil, oito para o Corpo de Bombeiros Militar, seis para a Polícia Científica (Perícia), três para a Polícia Federal e três para a Polícia Rodoviária Federal.
O curso inclui módulos como medicina legal, DNA e odontologia forense; sistema de comando de incidente (SCI), roteiro de busca e recuperação de corpos; histórico, conceitos e classificações dos desastres; identificação necropapiloscópica, formulários, equipamentos e materiais utilizados no DVI, complementado por uma oficina de vivenciamento.
Para o coordenador do curso em Alagoas, sargento Walker de Lima Cordeiro, o curso é um passo significativo no fortalecimento das habilidades necessárias para lidar com eventos de grande magnitude, garantindo uma resposta rápida e eficaz em momentos críticos.
“Temos uma excelente equipe de instrutores entre peritos federais, agentes da Polícia Federal, oficiais do Corpo de Bombeiros de Goiás e até um médico legista do nosso estado. Vale ressaltar que essa é a primeira vez que Alagoas sedia este tipo de curso, que é muito importante para que as forças integradas da Secretaria de Segurança Pública atuem de forma eficaz em um eventual desastre de grande porte aqui no estado”, disse o militar.