O deputado estadual Inácio Loiola recebeu, na noite desta quarta-feira (6), a Comenda Ib Gatto Falcão, concedida em comemoração aos 105 anos da Academia Alagoana de Letras (AAL), em reconhecimento à sua contribuição para a cultura, literatura e arte. O evento, realizado no Teatro Deodoro, em Maceió, reuniu membros da AAL, empresários, políticos e representantes da sociedade que assistiram ao documentário Pensando a Arte no Tempo, que conta a história da instituição – A Casa Maior da Literatura de Alagoas.
Inácio Loiola destacou ser uma honra e um privilégio receber a Comenda Ib Gatto Falcão, ressaltando a importância do homenageado, um saudoso médico que contribuiu enormemente para a comunidade, exercendo com humanismo e profissionalismo sua profissão, além de ser um grande entusiasta das tradições culturais e históricas da região.
O deputado também ressaltou o simbolismo do evento realizado no Teatro Deodoro, lembrando que foi nesse mesmo palco que, em 1º de novembro de 1919, ocorreu a fundação da Academia Alagoana de Letras, protagonizada por pioneiros e amantes da literatura, como Moreno Sampaio, Jayme de Altavilla, Arthur Accioly, entre outros.
Na ocasião, o parlamentar reconheceu o empenho e o trabalho desenvolvido pelo dinâmico e competente presidente da AAL, Rostand Lanverly, que tem transformado a instituição, elevando-a à sua grandeza e consolidando seu reconhecimento entre os alagoanos como guardiã da literatura e da arte.
Rostand Lanverly considerou o momento singular e marcante para a cultura alagoana, proferindo uma reflexão: “Celebrar é mais do que apenas marcar uma data ou reunir pessoas. É dar significado aos momentos, reconhecer vitórias, pequenas e grandes, e valorizar o que é importante”.