O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, implantou o Projeto Roleta da Segurança. A ideia consiste em expor, de forma lúdica, as seis metas de segurança do paciente para a equipe multidisciplinar. O objeto ficará durante uma semana em cada setor da maior instituição, atuando como uma fonte de informação para todos os servidores.
O Projeto Roleta da Segurança, segundo a coordenadora do NSP do HEA, a enfermeira Gleidmar Bezerra, deve lembrar aos profissionais os pontos que devem ser seguidos para preservar o bem-estar do paciente internado. Para isso, todos os dias a roleta é girada e aponta um dos seis temas de segurança do paciente.
“Para a efetivação do Projeto Roleta da Segurança, todos os dias um integrante do NSP passa no setor onde ela está instalada, gira o objetivo e indaga os servidores sobre o que eles sabem sobre este tema selecionado. A partir daí iniciamos uma troca de informações e explicação de condutas, como forma de sempre lembrar a eles sobre estes cuidados”, afirmou Gleidmar Bezerra.
O Projeto Roleta da Segurança começou a funcionar pela Agência Transfusional do HEA. Neste local, ficam armazenadas as bolsas de sangue encaminhadas pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal), visando atender a demanda transfusional dos pacientes atendidos pela unidade hospitalar.
“O objetivo dos métodos de segurança do paciente é promover a qualidade dos serviços de saúde e melhorar as condições do paciente, prevenindo eventos adversos e danos ao paciente. Os métodos são muito importantes para melhorar a assistência realizada pelos profissionais de saúde”, completou a coordenadora do NSP do HEA.
Apesar de a Roleta da Segurança atuar como uma espécie de brincadeira, ela tem um propósito sério, pois reforça as informações dos banners que explicitam as metas de segurança do paciente. Esses banners estão distribuídos nos setores do HEA.
“Na Agência Transfusional seguimos à risca os temas de segurança do paciente. Mas é sempre bom ter a oportunidade de participar destas ações. Este projeto é importante para todos no HEA. Os servidores estão sempre sendo lembrados das metas e podem oferecer uma assistência melhor aos pacientes, evitando intercorrências”, explicou a coordenadora da Agência Transfusional do HEA, a biomédica Fernanda Lins.
INOVAÇÃO
A diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, frisou que o Projeto Roleta da Segurança é mais uma iniciativa inovadora criada pelos próprios servidores da maior unidade hospitalar do interior de Alagoas. “São atividades assim, envolvendo os servidores, que garantem mais qualidade no acolhimento, incentivando o aprendizado e as boas práticas, sempre com foco para que possamos sempre melhorar, ainda mais, os serviços ofertados”, frisou.
A Roleta da Segurança traz os seguintes temas:
1 – Identificar corretamente o paciente
2 – Melhorar a comunicação entre profissional de Saúde
3 – Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos
4 – Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos
5 – Higienizar as mãos para evitar infecções
6 – Reduzir o risco de quedas e lesões por pressão