Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária contará com participação de 24 municípios

Evento tem início nesta sexta; programação conta com rodas de conversa e apresentações artísticas

Por Tatiane Bastos / Ascom Seagri e Livia Leão / Ascom Sedics

28/11/2024 -

18:27h

Ascom Seagri

Mais de 100 itens da agricultura, do artesanato local e demais segmentos da economia solidária estarão presentes na 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que terá início nesta sexta-feira (29), às 16h, com abertura oficial ocorrendo às 18h. O evento é uma iniciativa do Governo de Alagoas, através das secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), com promoção da Unicafes Nacional, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Consórcio Nordeste.

A feira conta com a representação de 24 municípios alagoanos, que estarão expondo nos 50 estandes de cooperativas, associações e grupos de agricultores familiares e demais segmentos da economia solidária, como o artesanato, catadores e bancos comunitários, além da participação institucional de parceiros do evento.

A secretária de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas, Aline Rodrigues, destaca que a feira é uma oportunidade para geração de renda e de fortalecimento da agricultura familiar do estado.

“Este é um momento de celebração, onde o agricultor tem o contato direto com o consumidor final. São mais de 100 produtos totalmente alagoanos, reunidos em uma feira pensada para valorizar e apoiar o desenvolvimento regional. A gestão do governador Paulo Dantas é comprometida em preservar as tradições dos alagoanos, gerar emprego, inclusão e fomentar o acesso à políticas públicas garantindo segurança alimentar às famílias alagoanas”, afirma

Além da exposição e comercialização dos produtos, a feira contará com rodas de conversas durante os três dias de evento, das 16h às 17h. Na sexta-feira (29), serão debatidas “O papel das mulheres na agricultura familiar: avanços e desafios” e “Juventude e economia solidária: potencialidades e futuro”. No sábado (30), as discussões serão sobre “Acesso a crédito e oportunidades: Plano Safra da Agricultura Familiar” e “Selo biocombustível social – oportunidades e desafios para inclusão da agricultura familiar”. Já no domingo (01), os temas serão “Produção Agroecológica e segurança alimentar” e “Sustentabilidade e Economia Solidária”.

Para a secretária de Desenvolvimento, Alice Beltrão, a feira será uma vitrine para as produções das cooperativas e empreendimentos solidários. “Precisamos divulgar os nossos produtos para os próprios alagoanos, mostrar que grande parte dos produtos que estão nas mesas tem produção das cooperativas. Nós, alagoanos, precisamos valorizar e consumir o que temos de melhor. É uma oportunidade para fortalecer nossa economia local e promover a riqueza cultural de Alagoas”.

No final do dia, também serão realizadas apresentações artísticas, iniciando com show do cantor Luís Morall, às 20h desta sexta (29). No sábado (30), a partir das 20h, e domingo (01), às 19h, será a vez dos shows dos cantores Cardosinho & Trio e Forrozão da Kathy, respectivamente.

Sobre a feira

A Feira Alagoana da Agricultura Familiar e da Economia Solidária faz parte do Circuito Nordestino, formado por eventos em todos os estados da região. Além de fomentar a comercialização, o projeto é uma iniciativa abrangente que busca transformar a realidade da agricultura familiar na região, promovendo a inclusão social, o desenvolvimento econômico e a valorização cultural.

O evento também é realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), com apoio das Secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e da Cultura e da Economia Criativa (Secult), do Maceió Shopping e do Sebrae Alagoas, além do patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste.