Aluna do Colégio da Polícia Militar é selecionada em 1º lugar para representar Alagoas no Parlamento Juvenil do Mercosul

Projeto desenvolvido por Abelly debate a criação de espaços sustentáveis para prevenir alagamentos e diminuir transtornos causados por enchentes.

Por George Amorim/ Ascom PMAL

18/03/2025 -

16:01h

Wesley Ferreira / Ascom PMal

Toda mudança começa com uma pergunta e a vontade de encontrar resposta. Foi com esse pensamento que a estudante Abelly Rayssa Dias apostou na educação para idealizar um projeto inovador, capaz de transformar realidades e levar o Colégio Tiradentes ao topo de uma seleção de iniciativas sustentáveis que representarão Alagoas no Parlamento Juvenil do Mercosul. Intitulado de “Escolas Esponjas”, a pesquisa propõe a criação de infraestruturas capazes de mitigar os efeitos de enchentes na comunidade escolar.

O projeto alcançou o primeiro lugar entre os representantes de Alagoas durante uma votação aberta para estudantes de 14 a 29 anos de instituições de ensino de todo o país. Foram mais de 550 votos conquistados. Agora, Abelly não esconde a expectativa para expor os estudos na fase nacional do seminário, em Foz do Iguaçu.

“A próxima etapa será uma importante oportunidade para realizar esse intercâmbio de conhecimento sobre uma temática tão importante para o futuro. Apesar do nervosismo, me sinto preparada para levar os estudos desenvolvidos aqui em Alagoas para além das nossas fronteiras”, destaca a jovem pesquisadora.

Uma mente a serviço do futuro

Abelly tem 17 anos e está no 3º ano do ensino médio. A trajetória no Colégio Tiradentes começou em 2018, quando a estudante foi matriculada no 6º ano do fundamental no polo Agreste, em Arapiraca. No entanto, desde o 9º ano, a pequena sonhadora estuda na sede do CPM em Maceió. Na capital, ela mora com três irmãs na parte alta da cidade, e a partir do deslocamento que faz nos dias de aula até o Trapiche, percebeu o impacto dos transtornos causados pelas chuvas e alagamentos na comunidade escolar.

“Desde que me mudei para Maceió faço este percurso do Antares até o CPM, e por todo o caminho observava ruas alagadas, grandes congestionamentos e até danos estruturais dentro do espaço escolar, atrapalhando assim o processo de aprendizagem dos estudantes, impedindo até que alguns não conseguissem chegar ao colégio”, relembra a estudante.

Além disso, Abelly conta que as imagens das inundações que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, em abril de 2024, ascenderam nela um alerta para discutir a importância da criação de medidas que diminuam o impacto das mudanças climáticas no mundo. Então, a aluna apresentou a ideia ao professor de geografia Leandro Correia, e a partir de então, o profissional ajudou a estudante a construir o embasamento científico e o conhecimento técnico para a validação do projeto junto aos examinadores.

“A ideia parte de um conceito desenvolvido pelo arquiteto chinês Kongjian Yu chamado de Cidades Esponjas, que discute a construção de infraestruturas capazes de diminuir alagamentos causados por chuvas em espaços urbanos, como áreas verdes que evitam grandes acúmulos de água. Adaptamos os estudos à estrutura das escolas e a comunidade ao redor, através da construção de tetos verdes, pisos esponjosos e um sistema de drenagem mais sustentável”, explica o docente.

Uma trajetória promissora

A participação em uma seleção de conhecimentos não é novidade na trajetória de Abelly. Em 2023, quando cursava o 1º ano do ensino médio, a aluna foi uma das escolhidas para participar do programa de intercâmbio Daqui para o Mundo, promovido e custeado pelo governo de Alagoas. Após uma avaliação em língua inglesa, Abelly viajou à Inglaterra, onde ficou um mês em Cambridge. Ela conta que a experiência foi fundamental para o seu crescimento intelectual.

 “Ter a oportunidade de trocar experiência em uma outra cultura foi muito importante para o meu desenvolvimento. Sem dúvidas, os dias na Inglaterra despertaram ainda  mais o meu desejo em ajudar a construir um mundo melhor através da educação,” destaca a aprendiz.

A conquista de Abelly foi motivo de orgulho e celebração para o corpo docente do CPM. Segundo o comandante da unidade de ensino, tenente-coronel Sidney Cunha, o feito mostra a consolidação do colégio como uma das melhores instituições do estado.

“A conquista é fruto do nosso compromisso com uma educação de qualidade, capaz de impulsionar nossos estudantes a alçarem o mundo, literalmente. Que a trajetória da Abelly sirva de inspiração para que novos projetos surjam e fortaleçam ainda mais o vínculo entre o estudante e a realidade em que ele está inserido”, enfatiza o diretor.

Sobre o Parlamento

O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM) que proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

Os jovens aprendem sobre o funcionamento do bloco, suas instâncias e sobre como dialogar e buscar consenso para a proposição de soluções para problemas comuns. Além de ampliar seus conhecimentos, os estudantes vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade de expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para a formulação de propostas que reflitam suas necessidades.

A etapa internacional 2025 do PJM ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu, e contará com a participação de estudantes representantes das províncias, departamentos ou estados dos países membros do Mercosul. O tema do projeto é “A integração regional e as mudanças climáticas”.