A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) participou, nos dias 19 e 20, do 78° Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat). O evento ocorreu em Teresina (PI) e teve como objetivo promover a cooperação fiscal e a troca de experiências entre os 26 estados e o Distrito Federal.
O Encat é um dos principais eventos do país na área fiscal. Nesta edição, a Reforma Tributária no âmbito do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e utilização da auditoria contábil para identificação de irregularidades tributárias foram alguns dos principais temas debatidos.
Representando a Sefaz de Alagoas como uma das representantes do GT de Auditoria Fisco-Contábil, a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, ressalta que o encontro incentiva a modernização, eficácia e transparência dos serviços fazendários.
“A participação de Alagoas no Encat é fundamental para acompanhar os debates sobre a Reforma Tributária e trocar experiências com outros estados. Esse intercâmbio fortalece a modernização dos serviços fazendários e contribui para a adaptação do estado às mudanças no sistema tributário, garantindo mais eficiência e transparência na arrecadação”, destaca.