Matrículas para segunda chamada 2025 da EJA Modular na Rede Estadual podem ser feitas até sexta

Interessados devem procurar vagas nas 170 escolas da Rede Estadual que ofertam a modalidade

Por Manuella Nobre / Ascom Seduc

07/05/2025 -

18:41h

Ana Paula Lins / Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc-AL) está com matrículas abertas para a segunda chamada 2025 de matrículas na Educação de Jovens e Adultos – ensino médio (EJA Modular). O procedimento deve ser feito até esta sexta-feira (9) em uma das 170 escolas da Rede Estadual que oferecem a modalidade. Ao todo, são disponibilizadas 6.629 vagas.

Para garantir a vaga, basta o candidato ser maior de 18 anos e procurar a escola do seu interesse, portando os seguintes documentos: Certidão de Nascimento/Casamento ou RG (original e cópia); CPF do estudante (original e cópia); Histórico Escolar (original) ou Declaração de Conclusão/Transferência (original) da última unidade de ensino em que estudou, emitida num prazo máximo de 30 (trinta) dias; Comprovante de Residência atualizado (original e cópia); 02 fotos 3×4; e ainda os dados da Conta Bancária – Caixa Econômica Federal (CEF), este último destinado ao recebimento de benefícios dos programas Cartão Escola 10 e Pé de Meia.

“A Rede Estadual tem uma oferta específica de EJA para o ensino médio em quatro módulos, por área do conhecimento, onde a gente abre matrícula ao final de cada módulo, de forma a atrair aquelas pessoas que, no início do ano, não puderam fazer a pré-matrícula, mas que querem voltar a estudar. Então, por isso, a gente faz questão de divulgar esse chamamento para aquele cidadão que não concluiu o ensino médio e que tem esse interesse em voltar a estudar, para que ele procure a escola de EJA mais próxima de sua casa, faça sua matrícula e conclua o ensino médio em um ano na oferta de EJA Modular”, frisa Dirlene Monte, gerente especial de Fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos da Seduc.

A lista completa das escolas com oferta de EJA Modular pode ser encontrada no site da Seduc, clicando aqui.

Vagas na Capital e Interior

As vagas ofertadas estão distribuídas em unidades da capital e interior. Uma das escolas ofertantes da Capital é o Centro Educacional de Jovens e Adultos Paulo Freire (CEJA), localizado na Rua do Sol, no Centro da cidade.

De acordo com a gestora geral, Alane Barbosa, a unidade, que atende hoje 427 estudantes, ainda conta com 150 vagas, sendo 100 para o turno vespertino e 50 para o noturno.

“Aqui no CEJA, nós trabalhamos com séries diferenciadas. Temos o ensino fundamental, que é ofertado em dois anos e meio no turno noturno e em dois anos no turno diurno, e o ensino médio, cuja duração inteira é de um ano. Sabemos que o mercado de trabalho exige que, no mínimo, você tenha o ensino médio e, no sistema modular, você conclui o ensino médio em um ano, quando, normalmente, você concluiria em três anos”, observa Alane.

“Além disso, no nosso centro, o estudante tem a vantagem de poder cursar a EJA Modular nos turnos matutino, vespertino e noturno, enquanto, nas demais escolas, a EJA só é oferecida à noite. Estamos preparados para receber estudantes de todas as idades, inclusive idosos, motivando-os para dar continuidade aos estudos e, futuramente, fazer uma faculdade ou um concurso público”, conclui.