Diário Oficial traz resultado final da Chamada Pública da Agricultura Familiar para a Rede Estadual de Ensino

Iniciativa tem como propósito a compra de gêneros alimentícios de pequenos produtores rurais para a merenda escolar

Por Ana Paula Lins / Ascom Seduc

14/05/2025 -

17:31h

Alexandre Teixeira / Ascom Seduc

O Diário Oficial do Estado (DOE) – https://diario.imprensaoficial.al.gov.br/ – desta terça-feira (14) trouxe o resultado final da Chamada Pública para Aquisição de Gêneros da Agricultura Familiar para o ano letivo 2025.

O documento também pode ser consultado no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) – www.educacao.al.gov.br. A iniciativa tem como propósito a compra de gêneros alimentícios de pequenos produtores rurais para a merenda escolar na Rede Estadual de Ensino, por meio da execução de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

De acordo com a Lei nº 11.947/2009 e as Resoluções n° 06 de 08 de maio de 2020 e n° 20 de 02 de dezembro de 2020, “no mínimo 30% do total de recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação devem ser destinados à compra de alimentos, preferencialmente orgânicos, produzidos pela agricultura familiar (local, regional ou nacional)”.

A medida, além de incentivar uma alimentação saudável entre os estudantes da Rede Pública, fomenta a economia local, gerando renda entre pequenos produtores rurais.

A Chamada Pública para o ano de 2025 conta com uma diversidade de itens incluindo frutas, verduras, alimentos lácteos, farinha e ovos. É também uma estratégia de incentivo à agricultura familiar, garantindo mercado aos pequenos produtores do estado, ao tempo em que contribui para uma alimentação escolar saudável e de qualidade.

A superintendente de Alimentação Escolar da Seduc, Raquel Ferreira, fala dos próximos passos da chamada. “Os selecionados devem aguardar nosso contato para maiores esclarecimentos sobre celebração dos contratos”, adianta.