A aeronave do Serviço Aeromédico (UTI Aérea) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizou a transferência de um recém-nascido com pneumotórax hipertensivo do Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM), na tarde desta terça-feira (08).
O rescém-nascido é natural de Santana do Ipanema e tinha apenas 19 dias de vida. Ele foi transferido para a Maternidade Santa Mônica, localizada em Maceió onde continuará recebendo os cuidados necessários para seu tratamento.
A transferência foi realizada pelo helicóptero Falcão 5 do Serviço Aeromédico de Alagoas. Os pais da criança acompanharam a transferência.

O helicóptero faz parte do Programa Salva Mais, do Governo de Alagoas e têm como objetivo reduzir o tempo-resposta dos atendimentos. Com isso, são salvas as vidas de pacientes em estado crítico.
O Programa Salva Mais conta ainda com um avião Baron, um bimotor de alta performance, com capacidade para voar 5h a 320 km/h, que é utilizado em transferências interestaduais de pacientes críticos e para transplante de órgãos, podendo percorrer longas distâncias com total segurança.
Dessa forma, o Governo de Alagoas tem uma das principais ferramentas de atendimento emergencial, beneficiando diretamente milhares de pessoas. Segundo estimativas, o número de pacientes salvos poderá aumentar significativamente com a atuação das novas aeronaves.





