Agentes do Sistema Socioeducativo de Alagoas participaram, nesta segunda-feira (12), de um curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional do Governo de Alagoas. O treinamento, ministrado em parceria com o Corpo de Bombeiros, tem o objetivo de capacitar os profissionais para atuar em possíveis situações de emergência e urgência nas Unidades de Internação do Estado.
O curso aborda conhecimentos básicos sobre primeiros socorros, técnicas de intervenção imediata e simulações práticas que preparam os participantes para situações reais de socorro. As exposições destacaram a importância da agilidade e da precisão na prestação do atendimento prévio, antes da chegada dos serviços de emergência.
Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiros de Alagoas, Aníbal da Silva, os temas abordaram a identificação e o manejo de situações de parada cardiorrespiratória, afogamento, evacuação de sinistros, entre outros cenários. “A capacitação sobre o atendimento pré-hospitalar é aplicada a situações de urgência e emergência, com o objetivo de informar a todos os servidores sobre o que fazer em situações de risco. Isso é importante para que todo servidor esteja preparado para fazer os primeiros atendimentos de emergência”, afirmou Aníbal da Silva.
O agente socioeducativo Ivo Teixeira ressaltou que o conhecimento adquirido no curso é fundamental para lidar com situações críticas que possam ocorrer dentro das unidades socioeducativas, permitindo o socorro adequado a socioeducandos e profissionais que atuam no sistema. “Para mim, essa capacitação é de extrema importância para que possamos utilizar os conhecimentos adquiridos, tanto enriquecendo o serviço oferecido pela secretaria quanto em um possível atendimento aos companheiros de serviço”, comentou Ivo Teixeira.
A capacitação reforçou também o papel dos agentes na articulação com os serviços de emergência, como o SAMU e o Corpo de Bombeiros, para garantir um atendimento eficaz e ágil em casos críticos.