Águas do Sertão e Casal propõem redistribuição de água na Bacia Leiteira, Serrana e Agreste

Cronograma tem como objetivo compartilhar água entre 18 municípios para driblar escassez na alta estação

Por Águas do Sertão

23/11/2022 -

19:27h

A Águas do Sertão e a Casal divulgam nesta semana um cronograma de abastecimento para as cidades da Bacia Leiteira, Serrana e Agreste com o objetivo de permitir que todos os municípios da região, considerada uma das mais críticas em acesso à água no Estado, possam enfrentar as altas temperaturas devido à chegada do verão, sem risco de total desabastecimento.

Para garantir que a água chegue a municípios localizados no final das linhas de distribuição, como é o caso de Ouro Branco, Dois Riachos e Cacimbinhas, um novo calendário de abastecimento alternado foi definido para toda a Bacia Leiteira, Serrana e Agreste, ajudando a fazer com que a água seja distribuída e compartilhada de forma mais equilibrada entre as seguintes cidades: Palestina, Monteirópolis, Jaramataia, Belo Monte, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Olivença, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco, Dois Riachos, Quebrangulo, Igaci, Palmeira dos Índios e Cacimbinhas. Os dias de abastecimento em cada localidade podem ser consultados no site www.aguasdosertao.com.

De acordo com informações fornecidas pela Casal, a atual redução no volume de água disponível para a região é resultado de uma manutenção no conjunto de bombas que se encontra em andamento. Além disso, há um aumento no consumo de água provocado pela elevação das temperaturas e a existência de muitas ligações clandestinas, o que agrava ainda mais a vazão em toda a rede.

“Essa região é uma das prioridades de nosso Plano Diretor que, neste momento, ainda se encontra em processo de aprovação junto ao Governo do Estado e demais órgãos competentes”, afirma Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão. “Nossa meta é levar água a 100% das residências nos próximos cinco anos mas, até que estas grandes obras possam ser iniciadas, estamos trabalhando junto com a Casal para combater os desvios fraudulentos e implantar medidas paliativas que possam, desde já, amenizar a histórica escassez de recursos hídricos da região”, completa.

A Águas do Sertão reforça a necessidade do uso consciente da água e conta com a colaboração de toda a população para a identificação e informação sobre vazamentos e fraudes. Para isso, os clientes podem ligar para o 0800 000 2122 (chamada de voz ou WhatsApp) ou acessar o chat no site www.aguasdosertão.com.