O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, usou as redes sociais na tarde desta quarta-feira (5), para confirmar que Alagoas registrou casos de contaminação dupla por Covid-19 e Influenza. Chamada de Flurona, uma junção das palavras “flu”, que é gripe em inglês, com parte da palavra “coronavírus”.
Ayres também revelou que mortes por Influenza já foram confirmadas em Alagoas e pediu que a população siga com os cuidados preventivos, uso de máscara e se vacinem, caso ainda não tenham sido imunizados.
“Pessoal, boa tarde! Diante do atual cenário epidemiológico em todo o país, convoquei uma reunião de EMERGÊNCIA para implementação de um plano de contingência. Aqui em Alagoas, já identificamos casos de confecção por Covid-19 e Influenza. Mortes por Influenza já foram confirmadas em nosso estado. Por isso, é muito importante que TODOS continuem usando máscara e o principal, vacinem-se contra o coronavírus”, escreveu o secretário nas redes sociais.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou nesta quarta que os casos de pacientes com sintomas de síndromes gripais continuam crescendo em Alagoas e causando superlotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A capacidade de atendimento das unidades é de até 350 pessoas por dia e cerca de 10.500 por mês, mas, algumas delas estão recebendo pacientes além da sua capacidade.
Especialistas têm afirmado que a dupla infecção deve aumentar, uma vez que os dois vírus estão circulando simultaneamente e são altamente transmissíveis e alertam que é preciso estar com a vacinação em dia.