Ícone do site Sertão na Hora

Alagoas marca presença em encontro nacional pela equidade de gênero

A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, e a secretária executiva Dilma Pinheiro participaram de uma importante reunião com gestoras estaduais e representantes do Ministério das Mulheres. O encontro ocorreu no Centro de Capacitação e Desenvolvimento da Presidência da República (CECAD/PR), em Brasília. Organizado pela Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, o evento reuniu lideranças femininas de todo o país.

A programação teve início na terça-feira (6), com uma mesa de abertura conduzida pela secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Fátima Cleide, e pela secretária nacional de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidados, Rosane da Silva.

Entre os destaques do primeiro dia estiveram a discussão sobre a agenda de gênero e clima, o lançamento da Portaria do Fórum Nacional de Políticas para as Mulheres — realizado pela ministra das Mulheres, Márcia Lopes —, e a apresentação da V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que terá como tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”.

A programação seguiu com debates sobre a atualização da Política de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, em uma mesa mediada pela diretora de Proteção de Direitos da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Pagu Rodrigues.

Na quarta-feira (7), as atividades continuaram com apresentações das secretarias nacionais do Ministério das Mulheres, que abordaram temas como agendas internacionais, igualdade salarial e o Plano de Cuidados.

Para a secretária Maria Silva, representar Alagoas no encontro foi um momento significativo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.

“Estivemos reunidas não apenas para discutir estratégias, mas também para reafirmar um compromisso coletivo de construir um país mais justo. Em Alagoas, temos atuado com firmeza na articulação de políticas intersetoriais, no fortalecimento da rede de proteção e no incentivo à autonomia econômica das mulheres. Trabalhamos para garantir que nenhuma mulher fique desamparada e que os serviços sejam acessíveis”, destacou.

O evento foi encerrado com um ato político na Câmara dos Deputados, promovido em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, o Ministério das Mulheres e a Bancada Feminina, com foco no enfrentamento da violência contra as mulheres.

Sair da versão mobile