Ícone do site Sertão na Hora

Alagoas não possui irregularidades nos gastos com pandemia, diz CGU

Alagoas está na lista dos seis estados nos quais não foram encontradas irregularidades no uso de recursos no combate à Covid-19. A divulgação foi realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), que divulgou os dados à CPI da Pandemia. Boa parte desse sucesso se deve às ferramentas de tecnologia desenvolvidas pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) em parceria com a Controladoria-Geral do Estado.

O Portal da Transparência disponibiliza desde 2020 uma aba específica de prestação de contas de todos os recursos aplicados no combate à pandemia. Os cidadãos contam também com o e-SIC, ferramenta eletrônica do Serviço de Informação ao Cidadão, além do e-OUV, um sistema de ouvidoria totalmente automatizado.

“Esse resultado é fruto da parceria entre Itec e CGE. O Itec tornou possível a viabilização de ferramentas importantes para transparência como o Portal Graciliano Ramos, acesso à informação com o e-SIC, ouvidoria com o e-OUV e a CGE atuou para que esses sistemas fossem administrados com excelência em todo estado” explicou Edson Alves, analista da gerência de desenvolvimento (Gerd) do Itec.

Foram constatadas irregularidades em 20 estados e mais o Distrito Federal. Além de Alagoas, também não entraram na lista Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. A CGU apontou prejuízo ao erário de R$ 164 milhões em 53 operações entre março de 2020 e abril de 2021.

Utilize as ferramentas de transparência do Governo de Alagoas. Acesse transparencia.al.gov.br para o Portal da Transparência Graciliano Ramos, e-sic.al.gov.br para solicitação de informação e e-ouv.al.gov.br para ouvidoria.

Sair da versão mobile