Alagoas realiza IV Conferência Estadual de Economia Solidária nos dias 27 e 28 de maio

Evento reunirá delegados, sociedade civil e especialistas para debater políticas públicas e eleger representantes do estado para a etapa nacional

Por Juliana Gomes (sob supervisão) / Ascom Sedics

21/05/2025 -

18:50h

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Sedics) promove, nos dias 27 e 28 de maio, a IV Conferência Estadual de Economia Solidária. O evento será realizado das 8h às 17h, no Recanto Coração de Jesus, localizado na Rua Adolfo Gustavo, nº 390, bairro Serraria, em Maceió.

Com o tema “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”, a conferência coordenada pela Superintendência de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, é gratuita e aberta ao público. As inscrições estão disponíveis no site: https://doity.com.br/conferencia-alagoana-de-economia-solidaria.

A programação reúne delegados eleitos nas Conferências Territoriais realizadas em 2024, além de representantes da sociedade civil, empreendimentos solidários, gestores públicos, pesquisadores e demais interessados no fortalecimento da economia solidária em Alagoas.

Os debates serão organizados em torno de cinco eixos temáticos, que nortearão a construção coletiva de propostas para as políticas públicas do setor: Realidade socioambiental, cultural, política e econômica; Produção, comercialização e consumo; Financiamento: crédito e finanças solidárias; Educação, formação e assessoramento técnico e Ambiente institucional: legislação, gestão e integração de políticas públicas.

Segundo o superintendente de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Eduardo Damasceno, esta edição será marcada pela ampliação do diálogo e pela introdução de novas pautas. “Será apresentado o regimento da Conferência Estadual, com os objetivos, metodologia e os procedimentos para apreciação das propostas de políticas públicas voltadas à economia solidária, que serão debatidas e votadas durante o evento”, explica.

A Conferência Estadual segue o calendário da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), que coordena o processo em todo o país, e faz parte da etapa preparatória para o encontro nacional em Brasília no mês de agosto. Ao final da programação, será realizada a eleição dos delegados que representarão Alagoas.

Ainda de acordo com Eduardo Damasceno, o momento é estratégico para consolidar avanços e construir caminhos para um desenvolvimento mais justo e cooperativo no estado. “A conferência deste ano vai contribuir para o surgimento de novas ideias e propostas concretas voltadas à economia solidária em Alagoas, fortalecendo o setor como política pública e instrumento de transformação social”, ressalta.