Em um sinal de fortalecimento do ambiente de negócios, Alagoas registrou nos últimos dois anos um aumento de 39,7% no número de filiais abertas em outros estados, de acordo com os dados da Junta Comercial (Juceal).
Atualmente, existem 1.667 negócios instalados em outras unidades federativas brasileiras. O estudo aponta que os estados que mais receberam essas expansões são Pernambuco (483), Sergipe (220), Bahia (191), São Paulo (187), Paraíba (77), Minas Gerais (70), Espírito Santo (54), Rio Grande do Norte (50), Rio de Janeiro (47), Ceará (44), Santa Catarina (44), Maranhão (33), Paraná (31), Goiás (26) e Pará (25).
O Governo do Estado atua não apenas na atração de novos empreendimentos, mas também no fortalecimento das empresas alagoanas. De acordo com a secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, o ambiente econômico, a estabilidade fiscal e a segurança jurídica possibilitam esse desenvolvimento e engrandecimento dessas empresas. “É resultado de um esforço contínuo para tornar Alagoas um estado cada vez mais atrativo para investir, produzir e crescer. Temos trabalhado para garantir previsibilidade e apoio ao setor produtivo, o que reflete diretamente na expansão dos nossos negócios para fora do estado”, destaca.
O presidente da Juceal, João Gabriel, o Joãozinho, reforça que os dados refletem as condições ideais que Alagoas tem oferecido aos empreendedores. “Esses números mostram que o nosso estado tem proporcionado um ambiente favorável para o desenvolvimento dos negócios. As empresas que eram pequenas passaram a crescer com essas condições que o Estado tem dado, como incentivos fiscais e maior infraestrutura. Então a gente fica muito feliz, pois a empresa nasce aqui e ganha condições de explorar outros mercados”.
A filial é uma extensão da matriz, com os mesmos sócios, contrato social e razão social, sendo criada para expandir os negócios da empresa principal. Apesar de possuírem Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE) e Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) próprios, as filiais não têm personalidade jurídica própria.