O combate à fome e a garantia da segurança alimentar a todos os alagoanos são os maiores objetivos do programa Alagoas Sem Fome, criado em 27 de dezembro de 2023 pelo Governo do Estado, que está completando um ano de atuação. A maior iniciativa de luta contra a insegurança alimentar da história de Alagoas já celebra grandes resultados que estão transformando a vida da população em vulnerabilidade social.
O programa desempenha um papel fundamental de articulação e coordenação das atividades em prol da redução da desnutrição e conta com esforços conjuntos das instituições públicas e privadas, do setor produtivo e da sociedade civil.
Desde seu lançamento, o Alagoas Sem Fome tem beneficiado inúmeras instituições sociais e milhares de famílias com a doação de alimentos não perecíveis. A captação dos alimentos é realizada por meio de pontos de arrecadação fixos distribuídos em Maceió, além da parceria com empresas privadas e órgãos governamentais que realizam campanhas internas de solidariedade. Em 2024, o programa arrecadou 58 toneladas e doou 43,6 toneladas a 45 entidades alagoanas cadastradas no programa Nota Fiscal Cidadã.
Outra grande atividade desenvolvida é o projeto Padaria Artesanal que já capacitou 540 homens e mulheres na arte da panificação. Por meio de técnicas simples de cozinha, com utensílios e ingredientes básicos, os alunos aprendem pães nutritivos que promovem a qualidade alimentar de suas famílias e são incentivados a seguirem pelo empreendedorismo, garantindo a independência financeira do seu núcleo.
Além disso, com o enfoque intersetorial, o Alagoas sem Fome também engloba programas de outras secretarias e órgãos do Governo, como: Complexos nutricionais e restaurantes populares (Seades); Cartão Escola 10 e Mais Merenda (Seduc); Programa de Aquisição de Alimentos (Emater); Vida Nova na sua Casa (Seinfra), Crédito do Trabalhador do Turismo e Escola do Turismo (Setur); Cartão Cria e Creches Cria (Cria), Planta Alagoas e Distribuição de Alevinos (Seagri), Hortas Urbanas (Semarh) e Mais Água Alagoas (Segov), entre outros.
A secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio e coordenadora-geral do Alagoas Sem Fome, Paula Dantas, destaca que a política pública instituída pelo governador Paulo Dantas é um compromisso de Estado e continuará em constante atuação para melhorar a vida dos alagoanos.
“O Alagoas sem Fome agora é lei, então independente de quem esteja à frente do executivo precisará priorizar a segurança alimentar do nosso estado. O governo Paulo Dantas tem trabalhado incessantemente desde a criação do programa para chegar em todas as famílias alagoanas em vulnerabilidade social. Estamos articulando projetos, programas e criando novas iniciativas para garantir comida na mesa de quem mais precisa. Durante esse ano já avançamos muito, vemos isso no rosto de cada beneficiado com as nossas ações, mas ainda temos muito a fazer e faremos juntos”, afirmou a gestora.
Ainda entre as atividades em andamento no Alagoas sem Fome e que serão priorizadas em 2025 estão o Conselho Estadual do programa, a construção de uma Fábrica de Alimentos – que será dedicada à produção de alimentos por meio de sopa desidratada, vegetais, legumes e frutas -, o cartão Alagoas Sem Fome, a construção de mais restaurantes populares e o plano de segurança alimentar.