Sertão na Hora

Artesã de 72 anos faz sucesso com produção de peças de barro em Santana: ‘terapia’

Aos 72 anos, dona Ivanete Angelino faz sucesso com a produção de peças de barro na Feira da Agricultura Familiar em Santana do Ipanema. Moradora da comunidade Baixio do Tamanduá, município de Santana, a artesã gravou um vídeo para agradecer o apoio da prefeita Christiane Bulhões nessa fase que tem transformado sua vida.

Isso porque, há 2 anos, a pandemia da Covid-19 exigiu a adoção de medidas restritivas, como fechamento do comércio e distanciamento social. Nesse período, a idosa contou que se viu triste, e na busca de ocupar a mente, despertou o interesse de produzir as panelas de barro, que aprendeu com sua avó e sua mãe.

As peças de barro são uma arte do saber, primeiro bem cultural registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Imaterial.

Hoje a artesã conta que a produção das peças faz bem para sua saúde e é fonte de renda extra, uma vez que ela vende os produtos na Feira da Agricultura Familiar da Prefeitura de Santana do Ipanema às sextas-feiras: ‘É uma terapia pra mim’, afirmou. O sucesso é grande, a artesã tem diversos clientes, alguns deles de outros Estados, até de São Paulo, conforme revelou.

Dona Ivanete contou que o incentivo da prefeita Christiane Bulhões foi fundamental para seu sucesso. Confira o vídeo:

Sair da versão mobile