Atendimento no Ambulatório Estadual de Planejamento Reprodutivo será ampliado

O objetivo é facilitar o acesso a ações de contracepção para a redução da gravidez não planejada

Por Daniel Tavares / Ascom Sesau

05/07/2024 -

18:57h

Carla Ceto / Ascom Sesau

O Ambulatório Estadual de Planejamento Reprodutivo, que oferta ações de contracepção para a redução de gestações não planejadas, passará a funcionar de segunda a sexta-feira, a partir da próxima semana. A unidade, localizada no Hospital da Mulher (HM), no bairro Poço, em Maceió, era aberta ao público apenas três dias da semana.

Para ter acesso aos serviços, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de residência e o agendamento será realizado por meio do Sistema de Regulação Estadual (Sisreg/AL). Com o encaminhamento, a usuária será informada sobre o dia e horário que deve procurar o HM para ser atendida.

O secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro, destacou que é fundamental a criação de políticas públicas voltadas para o planejamento reprodutivo. “Sabemos da importância desse tema, e por isso, estamos ampliando o funcionamento do Ambulatório Estadual de Planejamento Reprodutivo, que representa o aprimoramento da oferta de serviços de saúde voltados às mulheres, especificamente na promoção de métodos contraceptivos, visando a prevenção da gravidez não planejada”, explicou.

No ambulatório as mulheres podem ser orientadas por ginecologistas e apoiadas em suas escolhas quanto ao uso de métodos contraceptivos. O serviço prevê a oferta de opções gratuitas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), como o Dispositivo Intrauterino (DIU), para que o acesso a ele seja facilitado e a colocação realizada de forma segura e adequada.

A secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, ressaltou o protagonismo do Governo de Alagoas em promover iniciativas voltadas para o planejamento familiar. “Os reflexos de uma gestação não planejada repercutem não somente na saúde da mulher, mas também na da criança, que pode ser gerada em um ambiente não preparado e sem condições adequadas. Por isso, investir em planejamento familiar é assegurar mais qualidade de vida para todos”, afirmou.