Ícone do site Sertão na Hora

Batalhão de Trânsito da PM comemora 54 anos com homenagens a veteranos

O Batalhão de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar de Alagoas realizou na manhã desta terça-feira (19) uma solenidade para celebrar seus 54 anos de existência. O evento ocorreu na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), e foi marcado por uma série de homenagens a policiais militares da ativa e da reserva que serviram à unidade e a autoridades que contribuem para o engrandecimento do nome do batalhão especializado.

Após as palavras do capelão católico, tenente-coronel Epitácio Palmeira, o comandante-geral, coronel Paulo Amorim, conduziu o momento de homenagem aos veteranos convidados, prestando as devidas honras e continência militar àqueles que dedicaram anos de serviço à Corporação.

Para o comandante-geral, o BPTran possui extrema importância dentro da estrutura da PM-AL. “O trabalho desempenhado atualmente pelo Batalhão de Trânsito possui grande relevância para a sociedade alagoana. Temos uma tropa especializada que atua fiscalizando e coibindo o cometimento de infrações de trânsito, além de combater diretamente a violência, através do recobrimento de áreas de policiamento conforme demanda da malha criminal, dessa forma colaborando com a manutenção da paz e da ordem pública em nosso Estado”, destacou Paulo Amorim.

Entre os homenageados da reserva remunerada, receberam os certificados os coronéis Carlos Alberto Mendonça, Ivan Aleixo de Andrade, Marcelo da Rocha Nogueira e Luiz Felipe Lima Lins. A 1º tenente Illane Correia de Andrade e o subtenente Sérgio Haroldo Rodrigues, de outras unidades, também foram agraciados. Já os homenageados lotados no BPTran foram o tenente Dácio Rocha, subtenente Marcos Aurélio Ferreira, 1º sargento Cícero Sabino, 2º sargentos Genilton Soares e Luciano de Lima, 3º sargentos Brunno Raony, Manuel Branco e Maria Edna Falcão e a soldado Letícia Melquíades.

Atuando na especializada desde que se formou, em 2018, a soldado Letícia diz que sempre sonhou em servir no Batalhão de Trânsito. “Sempre foi uma Unidade de referência para mim, e a cada serviço fomos aprendendo com os mais experientes como atuar especificamente com o trânsito e também a colaborar com a segurança como um todo em nossa atividade policial”, ressalta a militar que atualmente integra a equipe da Supervisão.

Durante o evento, familiares do tenente-coronel Marcelo Amâncio, falecido em setembro do ano passado e que foi uma grande referência na área de trânsito na PM-AL, também receberam homenagens. Representando a sociedade civil, Jackson Martins Júnior foi mais um agraciado.

Atualmente, o Batalhão de Trânsito é comandado pelo major Cícero Navarro e tem o major Antônio André como subcomandante.

Participaram do evento, ainda, o comandante de Policiamento da Região Metropolitana, coronel Maciel Pantaleão; o comandante da APMSAM , tenente-coronel Mário Xavier; o coordenador da Lei Seca em Alagoas, tenente-coronel Eduardo Alex; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Alagoas, Juliano Lessa; o diretor do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT/Maceió), André Costa e o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Marechal Deodoro, Gilvano Santos.

Sair da versão mobile