BPA apreende cinco armas, quase 300 animais e prende dois homens em flagrante

Por Redação

01/05/2021 -

20:13h

FOTO: PM/AL

Dando prosseguimento às ações da 13ª etapa da Operação Curupira, a Polícia Militar, por meio das guarnições do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) percorreu os municípios de Murici, Flexeiras, Colônia de Leopoldina, Ibateguara, São José da Laje e União dos Palmares entre a sexta-feira (23) e a quinta-feira (29). Foram registradas duas prisões em flagrante (dois indivíduos do sexo masculino com 44 e 65 anos) além da apreensão de cinco armas de fogo. Foram aplicadas também 15 multas totalizando mais de R$ 141 mil.

A ação vem sendo realizada de forma conjunta com integrantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com objetivo de coibir crimes ambientais na Área de Proteção Ambiental e Estação Ecológica de Murici, na Zona da Mata Alagoana. 23 à 29.04/2021.

Além das cinco armas de fogo, as equipes recolheram 290 pássaros silvestres. Parte deles foi devolvida à natureza. 32 espécimes, porém, foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), já que não tiveram condições de ser soltos na Mata Atlântica por serem espécies da Caatinga, ou por precisarem de reabilitação.
Foram apreendidos também: 360 gaiolas e alçapões; seis armadilhas do tipo tatuzeira e sete carcaças de animais (pacas, jacaré, quati e cuandu mirim). As gaiolas e armadilhas foram destruídas.

Operação Curupira

Em abril, a Operação Curupira chegou à 13ª etapa e deve prosseguir ao longo do ano. Frequentemente o BPA tem atuado junto com o ICMBio e IMA em operações desta natureza.

O nome tem relação direta com a figura lendária do folclore brasileiro de um menino, conhecido por ter os pés virados para trás, que além de ser o protetor das florestas, castiga aqueles que tentam fazer mal à fauna e flora.