A unidade de negócios de Santana do Ipanema da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou ao Portal Sertão na Hora que segue trabalhando para resolver o problema do abastecimento de água em Santana e outros 17 municípios do Sertão que foram afetados após criminosos invadiram a Estação Elevatória de Água Tratada 1 (EEAT 1), em Pão de Açúcar e roubaram equipamentos elétricos. A estrutura faz parte do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira e, devido aos danos, o abastecimento de água para 18 cidades da região segue paralisado.
De acordo com Ericson Dantas, a previsão é de que até a próxima segunda-feira (21), o sistema volte a operar parcialmente. “Estamos trabalhando para daqui pra segunda-feira voltar com o abastecimento parcial”.
A EEAT 2 recebe a água bombeada pela EEAT 1, a qual é enviada posteriormente para um reservatório-pulmão em Olho D’água das Flores e, de lá, é distribuída para as 18 cidades atendidas. Por conta do assalto, a EEAT 1 está inoperante e, assim, a água não pode ser bombeada para as demais estruturas do sistema.
Os criminosos danificaram quadros de comando elétrico e levaram cabos de força de alimentação e distribuição.
Recebem água do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira as seguintes cidades: Batalha, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira. Vários povoados desses municípios também são atendidos pela Casal e, assim como os centros urbanos, estão com o abastecimento prejudicado.