A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a prefeitura de Monteirópolis firmaram, nessa terça-feira (24), uma parceria para execução de obras de abastecimento de água em comunidades rurais do município, localizado na região da Bacia Leiteira do Estado.
O encontro para as tratativas das ações ocorreu no prédio-sede da empresa e reuniu o presidente Luiz Neto, o vice-presidente de Engenharia, Marcos Fred, a assessora técnica de engenharia, Maria Gevan Tenório, o gerente de obras, Roberval Lemos, e o coordenador técnico da Superintendência de Engenharia, Paulo Bandeira, da Casal; e o prefeito Mailson de Mendonça.
Durante a reunião, foi definido o cronograma de serviços, que contemplam a extensão de redes e ligações domiciliares. Os trabalhos serão iniciados no próximo dia 30 e Pilões será o primeiro povoado beneficiado com a implantação de mais de dois quilômetros de tubos, de 50mm, que receberá água de uma adutora, com 100mm, que atende a Paus Pretos.
As obras serão executadas pela prefeitura, com serviços de escavação de valas e assentamento de tubulação de peças em PVC, e à Companhia caberá o fornecimento de todo o material e acompanhamento técnico.
Após a conclusão dos serviços, que devem durar em torno de dois meses, a Casal vai levar água tratada e de qualidade para 100 imóveis, beneficiando cerca de 350 famílias do povoado Pilões, que atualmente são abastecidos por meio de carros-pipa.
Segundo Luiz Neto, a Companhia vem seguindo a orientação do Governo do Estado no sentido de ampliar o abastecimento de água da Bacia Leiteira e de outras regiões de Alagoas. “Estamos alinhados com o pensamento do governador Paulo Dantas, e a Companhia seguirá firme no compromisso de produzir e fornecer água tratada para toda a população que seja atendida pela Casal”, reforçou.
Já para Mailson, essa obra é uma reivindicação antiga da comunidade. “Será uma obra muito importante para Pilões, que tanto cobrou isso da prefeitura. Brevemente vamos eliminar o uso de carros-pipa e levar a água da Casal para todos do povoado através de ligações individuais de cada residência”, destacou.