Ícone do site Sertão na Hora

Centro de Diagnóstico e Imagem da Uncisal utiliza telelaudo para agilizar acesso a resultados de exames

Rio de Janeiro - O Inca e o Ministério da Saúde inauguram, no Hospital do Câncer II (HC2), o primeiro Centro de Diagnóstico do Câncer de Próstata da rede pública do Rio de Janeiro (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Com a proposta de facilitar o acesso a resultados de exames, o Centro de Diagnóstico e Imagem Alberto Cardoso (Cedim) – unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) – vem adotando um sistema inovador. Por meio de telelaudos, pacientes atendidos na unidade recebem informações médicas em um curto intervalo de tempo e não precisam mais se deslocar até o serviço.

De acordo com Ceiça Carvalho, gestora do Centro de Diagnóstico e Imagem, o prazo médio para envio dos resultados após a realização de exames no Cedim é de uma semana. Além de receber o laudo por meio de aplicativo de mensagem, as informações ficam disponíveis em um sistema eletrônico na internet e podem ser acessadas de qualquer lugar do Brasil ou do mundo, otimizando o serviço e agilizando os encaminhamentos.

“O telelaudo se mostrou uma decisão bastante acertada, porque permite ao paciente ter em mãos, de forma rápida e prática, todos os resultados de exames realizados no Cedim. Isso faz com que a sequência de atendimentos seja muito mais rápida. Imagine, por exemplo, como essa medida faz diferença para pacientes que moram no interior do estado”, pondera Ceiça Carvalho, gestora do Centro de Diagnóstico e Imagem.

A médica ultrassonografista Tatiana Mindelo, que realiza exames no Cedim, destaca a importância do telelaudo. Segundo a especialista, o tratamento de doenças como o câncer, por exemplo, exige respostas rápidas e efetivas. O telelaudo, aponta, vai ao encontro dessa urgência desde a etapa de produção do material. “Todo o ciclo acaba sendo muito mais rápido, proporcionando um atendimento mais eficiente”, expõe.

O Centro de Diagnóstico e Imagem Alberto Cardoso é referência no tratamento precoce do câncer de mama em Alagoas. A unidade realiza, diariamente, cerca de 80 mamografias. Em caso de suspeita de câncer, os profissionais do Cedim encaminham as pacientes para o serviço de biópsia. Se confirmado o câncer, os profissionais direcionam para o setor de oncologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Outubro Rosa

Especialmente em outubro, o Cedim/Uncisal realiza a campanha “Outubro Rosa”, que busca sensibilizar mulheres com idade acima de 40 anos para a necessidade de realização de exames preventivos ao câncer de mama.

Sair da versão mobile