Ícone do site Sertão na Hora

Cerest Estadual promove palestra em Palmeira dos Índios em alusão ao Dia Mundial da Voz

Em alusão ao Dia Mundial da Voz, celebrado nesta quarta-feira (16), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu uma palestra voltada a profissionais que dependem da fala para executar suas funções no ambiente de trabalho. O evento foi realizado no auditório do Centro Universitário Cesmac, em Palmeira dos Índios, e contou com a participação de vários profissionais, entre professores, comunicadores, advogados, cantores e profissionais da saúde.

A palestra foi promovida pela fonoaudióloga Rayné Melo, que atua no Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão vinculado à Sesau. O objetivo é aumentar a conscientização sobre a importância da voz e os cuidados necessários para mantê-la saudável. Durante a ação, foram feitas dinâmicas e dadas orientações para uma melhor e mais saudável expressão vocal.

Rayné Melo palestrou na ação e ressaltou a importância do cuidado com as pregas vocais. “É um momento para refletir sobre como usamos nossa voz no dia a dia e a importância dela na comunicação. Passamos orientações e cuidados para os profissionais e reforçamos a importância da procura de um fonoaudiólogo para o devido cuidado com a nossa voz”, frisou.

A Secretária de Saúde de Palmeira dos Índios, Zoé Duarte, participou da palestra e reforçou a necessidade do cuidado com a voz. “Ações como essa são de suma importância, pois a gente acaba esquecendo, muitas vezes, de cuidar e adotar medidas que vão poupar nossas pregas vocais. Todos estão de parabéns por ressaltar esse tema tão importante”, afirmou a titular da pasta municipal.

Gritar, falar em excesso, pigarrear e não se hidratar são alguns comportamentos que afetam negativamente a capacidade vocal. Em casos de sintomas de alteração vocal, como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão que durem mais de duas ou três semanas, a recomendação é passar pela avaliação de um profissional de saúde.

Para manter uma voz saudável, é recomendado manter a hidratação do corpo, evitar tossir ou pigarrear excessivamente, falar sem esforço e articulando bem as palavras, manter uma boa postura corporal ao falar ou cantar, dormir bem, ter uma alimentação saudável, rica em frutas e proteínas, e evitar falar por longos períodos. Cerca de 20% das pessoas apresentam algum tipo de alteração nas cordas vocais, a maior parte benigna. Os problemas mais comuns são: nódulos, pólipos, cistos vocais e os edemas.

Sair da versão mobile