Ícone do site Sertão na Hora

Chefe de Inteligência da SSP é destaque em grupo nacional de especialistas em Segurança Pública

O coronel Raumario Jerônimo, chefe de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL), foi convidado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para integrar um seleto grupo de trabalho composto por especialistas em Segurança Pública. O objetivo do grupo é discutir e desenvolver estratégias de enfrentamento a crimes violentos e complexos no país.

Durante os encontros, um dos principais temas abordados foram os chamados “salves”, ordens de facções criminosas para ações violentas e coordenadas. A partir desse debate, o coronel Raumario também atuou como conteudista, contribuindo para a atualização e adequação do escopo pedagógico do Curso Plano de Gestão de Crises de Segurança nas Cidades, iniciativa voltada à capacitação de agentes para a resposta a essas situações.

Em um segundo momento, o coronel Raumario participou da mesa temática composta por representantes da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) e Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), colaborando em debates acadêmicos e pedagógicos. Sua atuação como conteudista visou aprimorar o conteúdo do curso, qualificando ainda mais a formação de profissionais da área e fortalecendo a gestão de crimes violentos e complexos em todo o país.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, a atuação integrada e o investimento contínuo em inteligência e capacitação profissional têm transformado o cenário da segurança pública em Alagoas, com ações muitas vezes coordenadas diretamente pelo coronel Raumário.

“Alagoas é hoje referência nacional no combate e na gestão de crimes violentos e complexos. Temos investido de forma consistente na capacitação permanente de nossos policiais, promovendo treinamentos e simulados em todas as regiões do estado, sob a liderança do coronel Raumário. Sua atuação à frente da inteligência tem sido fundamental para o aprimoramento de nossas estratégias de prevenção e resposta”, disse o secretário.

O convite do MJ para participação do grupo de trabalho foi realizado por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência e da Diretoria de Ensino e Pesquisa, esta última contando também com a participação do sargento Deivisson, da Polícia Militar de Alagoas (PMAL).

A experiência da Segurança Pública do Ceará no enfrentamento aos “salves” foi compartilhada como exemplo de proposta prática para a gestão de crises violentas e complexas, enriquecendo as discussões.

As participações do coronel Raumario e do sargento Deivisson reforçam o protagonismo de Alagoas na contribuição para políticas públicas de segurança de âmbito nacional, destacando a expertise e o compromisso da Segurança Pública do estado no enfrentamento aos desafios da criminalidade contemporânea.

Sair da versão mobile