Cinco projetos científicos de escolas alagoanas são finalistas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Pesquisa finalista realizada por aluna do Ifal é uma das contempladas do Pibic Jr 2024-25

Por Bruna Tojal / Ascom Secti

27/03/2025 -

15:51h

Cortesia

A 23ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) conta com cinco projetos de escolas alagoanas entre os finalistas. Dentre eles, está a pesquisa inovadora realizada pela aluna do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), uma das contempladas pelo edital do Pibic Jr 2024-25, que recebe aporte financeiro do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

A pesquisa consiste na obtenção de plástico biodegradável à base de fécula de araruta (um tipo de amido) e carbonato de cálcio extraído da casca do ovo de galinha, com autoria da aluna Walleska Janaína, orientação dos professores Rosanny Christhinny e Cleylton Bezerra e estão disputando na etapa presencial da Febrace, na Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Secti e Fapeal, reforçando o compromisso do Estado com o incentivo à pesquisa científica.

O projeto foi contemplado pelo Pibic Jr nos anos de 2023 e 2024, e ganhou continuidade no edital atual de 2024-25. A professora e orientadora da pesquisa, Rosanny Christhinny, constatou que os experimentos revelaram resultados muito positivos.

“Durante nossas pesquisas, observamos que a adição do carbonato de cálcio proporcionou filmes biodegradáveis com maior estabilidade térmica e melhor capacidade de conservação dos alimentos, quando comparados aos filmes biodegradáveis à base de amido já existentes na literatura”, disse Rosanny.

A participação na Febrace representa um grande avanço na trajetória dos jovens cientistas, incentivando futuras gerações a apostarem na ciência e tecnologia como caminhos para o desenvolvimento social e ambiental, além de trazer visibilidade para Alagoas.

Experiência única

Ainda segundo a professora, representar Alagoas na maior feira de ciências do Brasil é uma experiência única e uma grande oportunidade de desenvolvimento científico para o estado.

“Representar o nosso estado com um projeto tão relevante me enche de orgulho e reforça o quanto nós, alagoanos, somos capazes de desenvolver trabalhos inovadores, com potencial para competir de igual para igual com outros estados e contribuir para um mundo melhor”, destacou a orientadora.

Dos cinco projetos finalistas alagoanos, quatro são de escolas públicas estaduais e federais. Segundo o secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões, as pesquisas realizadas por essas escolas demonstram a força do ensino público no estado.

“Esse resultado demonstra o talento dos nossos estudantes e a força da educação pública, e reafirma nosso compromisso com a ciência, inovação e oportunidades para todos. Os projetos têm grandes chances de serem premiados, trazendo ainda mais visibilidade para os jovens pesquisadores alagoanos”, destacou o secretário.

O resultado será divulgado nesta sexta-feira (28), na cidade de São Paulo, durante o encerramento da Febrace.