Com ações interativas, Detran AL conscientiza crianças e jovens em shopping de Arapiraca

Segurança viária foi trabalhada de forma lúdica no Partage Day, no final da semana passada

Por Kamylla Lima / Ascom Detran

31/03/2025 -

17:11h

Tiago Ranieri / Ascom Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) participou do Partage Day, em Arapiraca, com a campanha “Desacelere: seu bem maior é a vida”. O evento aconteceu na sexta-feira (28) e no sábado (29), no Partage Shopping Arapiraca. A iniciativa promoveu diversas atividades educativas para sensibilizar o público sobre os riscos da imprudência e incentivou comportamentos mais responsáveis no trânsito.

A programação contou com jogos temáticos, quizzes sobre segurança viária e a utilização de óculos simuladores de embriaguez, que demonstram os efeitos do álcool na percepção e nos reflexos do condutor.

As mascotes Detranzito e Detranzita estiveram no estande do Detran, encantando as crianças e o público presente, e tornando a experiência ainda mais interativa e divertida. Além do público do shopping, estudantes de escolas municipais de Arapiraca e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – Campus Arapiraca, também participaram da ação.

A Escola de Ensino Fundamental Pontes de Miranda levou 30 alunos do 5º ano para participar da ação do Detran. Para a professora Dariela Melo Ribeiro, a atividade complementou o aprendizado dos alunos.

“Educar para o trânsito desde cedo é essencial. Muitas pessoas não tiveram essa oportunidade no passado, e agora estamos formando cidadãos mais conscientes. O contato direto com essas experiências torna o aprendizado mais significativo”, destacou.

Já Roberto Silva, professor e assessor especial da Superintendência de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores (Edutran) do Detran Alagoas, reforçou a importância da iniciativa.

“Nosso objetivo não é apenas informar, mas gerar uma mudança real de comportamento. Essas ações fazem com que as pessoas percebam os riscos e adotem atitudes mais seguras, compreendendo que o trânsito é um espaço de convivência social”, explicou.