Com apenas 36,3% do estoque de sangue necessário para atender à demanda de transfusões, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá funcionar durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol. Isso significa que, durante o tempo em que a bola estiver rolando, os alagoanos poderão se candidatar à doação voluntária. Das de 300 bolsas necessárias, o Hemocento conta com apenas 109.
Em Maceió, a Unidade Trapiche, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), bem como a Unidade Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), irão abrir das 7h30 às 17h. Já em Arapiraca, a Unidade Eldorado, vizinha à Escola Alternativa, vai funcionar das 7h30 às 12h e das 13h às 17h.
Segundo a gerente do Hemoal, hematologista Verônica Guedes, os voluntários devem atentar, no entanto, para os pré-requisitos antes de se candidatar à doação de sangue. “Além de estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação com foto, o candidato não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento e deve evitar o consumo de alimentos gordurosos”, orientou.
Covid-19
Em decorrência do aumento de casos de Covid-19, a gerente do Hemoal reforça o alerta para a necessidade de comparecer aos postos de doação de sangue usando máscara. E, no caso dos candidatos à doação de sangue que tenham sido infectados pelo novo coronavírus, o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 10 dias, contados após a recuperação.
As pessoas que apenas tiveram contato com um paciente infectado e nos sete dias subsequentes não apresentaram sintomas da Covid-19 podem doar sangue normalmente. Com relação os voluntários que se vacinaram contra a Covid-19, é necessário respeitar um intervalo de 48 horas, no caso da vacina ter sido a CoronaVac. Se o imunizante foi a AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, o impedimento momentâneo aumenta para sete dias.
Outros Impeditivos
Ainda de acordo com a hematologista Verônica Guedes, estão proibidas de doar sangue permanentemente as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. “No caso dos voluntários que tenham feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação ou que colocaram piercing, a doação de sangue é vetada por 12 meses, a partir da data do procedimento. E as mulheres que estejam grávidas ou amamentando não podem doar neste período”, informou.
Doadores de Repetição
Para repetir o procedimento, segundo portaria do Ministério da Saúde (MS), as mulheres devem aguardar por 90 dias e o homens após 60 dias. “Entretanto, é necessário que os outros pré-requisitos exigidos sejam reavaliados e que o voluntário possa atendê-los, quando da triagem médica”, pontuou Verônica Guedes.