Um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Santana do Ipanema e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem trazido benefícios, por meio da Assistência Técnica, para 30 produtores de leite da região, dentre eles Antônio Araújo, do Sítio Pau Ferro.
Foi graças a essa Assistência que Seu Antônio conseguiu instalar um Biodigestor e aposentar o gás de cozinha. O sistema, está em pleno funcionamento há 60 dias, garantindo o biogás e aposentando o botijão de gás tradicional.
“Quero agradecer a prefeita Christiane Bulhões e toda equipe da Prefeitura e do Senar pelo apoio ao projeto, que depois de instalado, aposentou o tradicional botijão de gás de cozinha, que pra comprar era a maior dificuldade, pois tinha que sair da minha casa para comprar em uma revenda mais próxima”, contou.
A prefeita Christiane Bulhões esteve na comunidade acompanhando a demonstração técnica do biodigestor. A ação faz parte das atividades da Semana do Meio Ambiente. Na oportunidade, a gestora assegurou que sua gestão está trabalhando em projetos que melhorem a vida das pessoas, garantindo oportunidades e sobretudo contribuindo com o meio ambiente.
Wilson de Brito, agente de Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) do Senar, foi quem prestou a assistência técnica ao produtor. Ele explicou que o biodigestor consiste em uma caixa de carga, onde se coloca o esterco misturado a água, que passa pela fermentação e sofre a digestão anaeróbica pelas bactérias resultando na produção do biogás. Um benefício destacado pelo agente, foi a preservação do meio ambiente. O Biodigestor transforma o gás metano em dióxido de carbono, reduzindo em 20 vezes os impactos ambientais.
Os secretários de Governo, Renilde Bulhões, de Desenvolvimento Rural, Jorge Santana, de Assistência Social, Vera Araújo, além de diretores e técnicos da Prefeitura. O presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Júnior e a vereadora Eliana Fofa também marcaram presença.