Ícone do site Sertão na Hora

Com retorno às aulas, merenda escolar pode vir da agricultura familiar

A Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – voltou a reunir educadores, gestores, UNDIME para avaliar alguns itens importantes para o retorno escolar como merenda, com inclusão dos alimentos da agricultura familiar e transporte. Os municípios estão retornando gradativamente as aulas presenciais, dentro dos protocolos que já foram discutidos em reuniões com base nos documentos lançados pelos Ministérios da Educação, Saúde e adaptados à realidade local, através da Seduc e, parceria com as secretarias municipais.

Com o retorno, a União das Cooperativas – Unicafes, voltou a apresentar o programa Merenda Legal, que tem objetivo Instrumentalizar consórcios, fazer chamadas unificadas e , a partir da demanda posicionar o agricultor e as cooperativas de acordo com as necessidades municipais. Ao criar uma rede colaborativa, o presidente Antonino Cardozo diz que Alagoas pode ser um exemplo nas ações do PNAE.

A nutricionista Ana Luna, delegada do Conselho Regional de Nutrição acredita que o Estado tem condições de atender a essa demanda, principalmente porque o cardápio é feito conforme a sazonalidade. Mesmo em um possível retorno hibrido, a nutricionista alertou para o atendimento dos 200 dias, e sugeriu a compra da agricultura familiar, inclusive para construção de kits com os recursos existentes especificamente para isso.

“É um desafio organizar a produção”, disse o prefeito Jorge Dantas, que participou da reunião ao lado do vice-presidente, prefeito Fernando Sérgio que vem conduzindo a discussão em torno do retorno seguro.

A Undime acredita que até o final de agosto 99% das cidades retomaram as aulas presenciais. Com isso, em comissão, gestores, secretários e Seduc vão discutir os valores para o transporte escolar e também os novos projetos apresentados pelo governo ,como o Escola 10 e o Vem que dá Tempo.

Para conferir as apresentações clique abaixo:

Unicafes | Transporte Escolar | Apresentação PNAE | Diagnóstico UNDIME

Escute o AMA em Ponto sobre o assunto: AMA em Ponto

Sair da versão mobile